quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aniversário da cidade recordado sem festa



Saneamento básico 
vai ficar quase 
a 100 por cento 



O 12.º aniversário da elevação da Gafanha da Nazaré a cidade foi recordado sem festa, com a presença da Câmara Municipal de Ílhavo e Junta de Freguesia, presididas, respetivamente, por Ribau Esteves e Manuel Serra. De significativo, apenas o hastear das bandeiras, visitas ao novo edifício da Escola Secundário (ES), ao complexo do Grupo Desportivo da Gafanha (GDG) e ao espaço do antigo mercado, que vai ser reconvertido em parque de estacionamento para 80 automóveis, importando as obras em 80 mil euros, inteiramente suportados pela Câmara. 
As visitas serviram, fundamentalmente, para valorizar a importância das instituições referidas e para equacionar situações, no caso do GDG, a precisarem de soluções a breve prazo, em especial no Parque de Campismo. 
O edifício da Escola Secundária mereceu rasgados elogios do presidente da Câmara, por se tratar de uma obra de «muita qualidade» que importou em 14 milhões de euros e que justificou «uma luta de muitos anos» de parte da autarquia. Ribau Esteves adiantou que o Ginásio daquela escola, que possui todos os requisitos modernos, ficará aberto à comunidade, mediante protocolo assinado entre a CMI e a ES. 
Quanto ao GDG, o autarca ilhavense reconheceu que o complexo desportivo precisa de ser melhorado, em especial o Parque de Campismo, «que não está bem, que não está licenciado e que necessita de ser qualificado», apostando a Câmara em elevá-lo à categoria de uma estrela, «de forma que possa dar lucros que beneficiem o Grupo Desportivo». 


Durante a breve conversa com jornalistas, Ribau Esteves sublinhou que a empresa Águas da Região de Aveiro (ARA), de que o município ilhavense é sócio, adjudicou já as obras de saneamento básico, para que a Gafanha da Nazaré possa ficar quase a 100%, com custos da ordem dos 10 milhões de euros. «Há 15 anos a Gafanha da Nazaré tinha 0% do saneamento básico», garantiu o presidente Ribau Esteves. 
Com essa empreitada, a ARA assumiu melhoramentos na rede das águas pluviais e na repavimentação de todos os arruamentos intervencionados pela obras do saneamento básico. 
No local do novo parque, com espaço para 80 viaturas, anexo à Junta de Freguesia e aos CTT, Ribau Esteves adiantou que a obra em curso vai permitir a restrição do estacionamento na faixa de rodagem da Av. José Estêvão, nesta zona central da Gafanha da Nazaré, «desaparecendo também o estacionamento frente à Junta de Freguesia e Correios», sendo garantido que este melhoramento vai «servir de apoio ao comércio local». 
Questionado sobre a possibilidade de se retomar o projeto inicial, presentemente em arquivo, por razões que se prendem com a conjuntura atual, o autarca ilhavense esclareceu que «a sustentabilidade financeira daquela operação e de outras, no mundo em que vivemos, deixou de ser possível», tendo pormenorizado que o projeto, com «um investimento estimado em 4 milhões de euros», se tornou inviável «porque não há fundos comunitários para esta operação nem empresas privadas interessadas em explorar um estacionamento subterrâneo deste género». 
O arranjo previsto, que oferece conforto e qualidade, terá entrada pela Av. José Estêvão, num só sentido, e saída pela Rua Gago Coutinho, comportando «iluminação devida à noite», ficando a frente da Junta e dos Correios sem carros. E acrescentou: «O estacionamento na faixa de rodagem que tem levantado problemas muito delicados ao tráfego dos autocarros de passageiros, ficará resolvido.» 

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário