quinta-feira, 14 de março de 2013

Habemus Papam: Francisco I

Nota do Bispo de Aveiro



“Anuncio-vos uma grande alegria: Temos Papa”. Foi com estas palavras que se abriu a porta da Igreja para o Mundo conhecer o novo Papa.
Os Cardeais, reunidos em Conclave, escolheram para Bispo de Roma e para presidir na caridade a todas as Igrejas reunidas em comunhão com o Sucessor de Pedro o Cardeal Jorge Mário Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires, na Argentina.
Veio “do fim do mundo”, no dizer do eleito, e escolheu para seu nome, de forma surpreendente, o nome de Francisco.
Quanto maior é a surpresa humana maior é a bênção divina! É de surpresas constantes a acção do Espírito Santo na Igreja para que possa ser também cada vez mais abençoada a acção da Igreja ao serviço do mundo.
O novo Papa vem do hemisfério sul da mesma forma que se amplia também a geografia da missão da Igreja ao serviço da evangelização nos diferentes continentes do mundo. Ele sente-se alavancado por uma Igreja jovem a crescer em dinamismo pastoral e a abrir novos caminhos de anúncio e encanto do evangelho, como é a Igreja da América Latina. É um Pastor amado pelo seu Povo, testemunha de uma experiência de proximidade fraterna, de simplicidade reconhecida, de lucidez determinada e de coragem profética.

Ler mais aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário