sábado, 9 de março de 2013

Diocese de Aveiro comprometida na oração e na partilha



“Convido-vos, amados diocesanos, 
a participardes nesta iniciativa arciprestal,
 erguendo no coração das cidades e vilas, 
por entre o bulício da pressa e a agitação da vida, 
espaços e tempos onde o silêncio nos fale de Deus 
e a oração fale de nós a Deus.

António Francisco,
Bispo de Aveiro

Os cristãos da Diocese de Aveiro foram convidados, este fim-de-semana, para um tempo de deserto e de retiro quaresmal a fim de escutar o silêncio, não de resignação mas de compromisso na acção cívica que vai levar, nestes tempos de crise económica, a uma partilha solidária com os mais pobres e carenciados.
Esta sexta e sábado, sob o slogan “O silêncio fala”, largas centenas de pessoas espalhadas pelos dez concelhos que constituem a diocese, reuniram-se em locais públicos para escutar a Palavra de Deus, para rezar, para adorar o Santíssimo Sacramento e para celebrar a Eucaristia e a Reconciliação.
A convite do bispo diocesano, que esteve durante a noite nos arciprestados de Aveiro e no de Ílhavo e durante o dia de sábado passou por outros arciprestados, crianças, adolescentes e jovens, movimentos de apostolado e grupos paroquiais foram mobilizados para acções diversificadas com o intuito de promover a escuta e a oração em tempo da Quaresma.


Esta acção quaresmal aponta já para a do dia 11 de Abril, com o convite a partilhar e a recolher bens alimentares e de higiene pessoal para entregar às instituições que em toda a Diocese apoiam os mais pobres e necessitados.
A respeito do "Dia de Deserto", D. António Francisco escreveu na sua mensagem para o mês de Março: “Convido-vos, amados diocesanos, a participardes nesta iniciativa arciprestal, erguendo no coração das cidades e vilas, por entre o bulício da pressa e a agitação da vida, espaços e tempos onde o silêncio nos fale de Deus e a oração fale de nós a Deus.”
Entretanto, esta segunda feira, dia 11, todos os diocesanos estão convidados para o "(in)Veste" que se traduz em vestir uma peça de roupa branca ou um adereço da Missão Jubilar a fim de assumir, com coragem, a alegria de ser cristão em Aveiro e para dar testemunho público da fé. O slogan é "um dia vou vestir a camisola... Hoje é o dia!".

Fonte: Padre Francisco Melo

Sem comentários:

Enviar um comentário