quinta-feira, 28 de março de 2013

Dia Mundial do Teatro - 27 de março

SHAKESPEARE
Maria Donzília Almeida




Evoco, neste dia, um grande dramaturgo que estudei na minha juventude e que é o expoente máximo do teatro isabelino, do século XVI.
Nasceu em 23 de Abril de 1564 e faleceu em 23 de Abril de 1616 em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra. É considerado pela crítica, o mais importante autor da língua inglesa e um dos mais influentes do mundo ocidental. As suas peças permaneceram vivas, até aos nossos dias, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura.
Como dramaturgo, escreveu não só algumas das mais marcantes tragédias da cultura ocidental, mas também algumas comédias. É notória a habilidade de Shakespeare em ultrapassar as fronteiras puramente narrativas das suas obras, penetrando de uma forma incisiva nos aspectos mais íntimos da natureza humana.

Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relações afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados com a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.
Ficaram para a história alguns pensamentos e frases lapidares, que se tornaram uma referência na vida do ser humano.
“To be or not to be… that is the question!” (Ser ou não ser eis a questão!) retirada da peça Hamlet, anda na boca de toda a gente.
Cito mais alguns pensamentos do grande dramaturgo.

“Somos feitos da mesma matéria que nossos sonhos!"

''O tempo é algo que não volta atrás.
Por isso, plante seu jardim e decore sua alma,
Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores ... ''

“O mundo todo é um palco. E todos, homens e mulheres, apenas atores. Eles entram e saem de cena. E cada qual, a seu tempo, representa diversos papéis"

"É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada"

"Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos..."

E, do muito teatro que estudei, na minha formação académica, não me tornei atriz, mas incorporei e corroboro muitas das asserções do grande Shakespeare.

27.03.2013


- Posted using BlogPress from my iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário