terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A Caminho do Natal - 17


Mensagem de Natal 2012 do Bispo de Aveiro

D. António Francisco


“Vive esta Hora!”


Aproxima-se o Natal! São muitos os sinais, os gestos, as palavras e as vozes que nos falam de Natal.
Ao celebrarmos setenta e cinco anos da restauração da nossa Diocese de Aveiro, convido todos os diocesanos a viver este Natal, neste Ano da Fé, em espírito de Missão Jubilar. O Natal é Hora de Deus inscrita no relógio do tempo da Humanidade. “Vive esta Hora!”
É hora de percorrer os caminhos da nossa Diocese para ir ao encontro de todas as famílias, levando uma Palavra que nos traz notícias de Deus, nos fala da presença de Jesus no meio de nós, nos manifesta a beleza da Igreja e nos torna mais atentos, próximos e irmãos.
A Missão Jubilar é, assim, uma bela maneira de celebrar o Natal e de fazer do Natal de Jesus o Natal de todos nós.
Este mês vamos ler, escrever e anunciar a Palavra de Deus por toda a parte e sentir que ela nos envolve com a Sua ternura, nos conforta com o bálsamo da fé, nos anima com a fortaleza da esperança e nos guia com a luz da estrela de Belém.

Queremos descobrir a beleza do Dom que é Deus feito Palavra, escrever nas nossas ruas e praças e dizer uns aos outros palavras que nos falem de Deus. Palavras que nos tragam vida e felicidade. Que nos digam que é Natal para que, neste Natal, se reavive a esperança de um mundo melhor e desperte para todos um futuro de justiça, de bem-aventurança e de paz.
Temos, em Aveiro, em tempo de Missão Jubilar, razões acrescidas para vivermos e valorizarmos o Natal.
Saúdo, neste Natal, com particular afecto todas as famílias da Diocese. A família é o ambiente natural para preparar e viver o Natal. Desejo que cada família procure, à luz do Natal, um maior encanto para viver o seu amor fiel e feliz, para agradecer o dom da vida recebida e transmitida e para ser oásis de Deus nos desertos da vida, encontrando no Natal alento e fortaleza nas dificuldades e provações.
É nas comunidades cristãs que a celebração do Natal tem maior expressão e mais belo significado. Sei quanto as nossas comunidades e as suas iniciativas pastorais valorizam a preparação e realçam o sentido cristão da vivência do Natal.
A Missão Jubilar diz-nos que devemos partir do coração das comunidades cristãs para irmos ao encontro de todos, sem esquecer ninguém. Demos graças a Deus por esta bela e mobilizadora experiência da Missão Jubilar!
Que este Dom de Deus, que é o Seu Filho, que o Natal celebra e a Missão Jubilar anuncia, seja levado a todos e desperte no coração das crianças e dos jovens vontade de seguir Jesus e continuar a sua missão no mundo!
Dirijo uma palavra de carinho e de dedicação aos doentes, aos desempregados, aos pobres, aos idosos e aos que vivem sem liberdade, sem alegria ou sem esperança. Espero que todos possam encontrar franqueadas as portas do nosso coração, reafirmada a atenção das nossas comunidades e disponíveis os serviços das nossas instituições sociais.
Com este mesmo espírito, partilharei a Ceia de Natal com os sem-abrigo da Cidade e estarei na tarde desse mesmo dia com os estudantes estrangeiros da Universidade a quem falta nesta época o ambiente cultural dos seus países de origem e o calor humano das suas famílias.
Que este Natal, vivido em Missão Jubilar, nos faça mais atentos ao sonho de Deus para a Humanidade e ao projecto evangelizador de Deus para a nossa Diocese, para que aqui se cumpram as bem-aventuranças do evangelho de Jesus e para que o Ano Novo que vai começar seja verdadeiro «Ano de graça e de bênção da parte do Senhor!” (Is 61, 2).
Um santo Natal e um abençoado Ano Novo.


Aveiro, 15 de Dezembro de 2012

António Francisco dos Santos,
 bispo de Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário