sábado, 20 de outubro de 2012

Missão Jubilar: da Diocese de Aveiro

Abertura: Amanhã, domingo, 
na Sé de Aveiro, pelas 14.30 horas




Amanhã, domingo, 21 de outubro, vai acontecer na Sé de Aveiro, pelas 14.30 horas, a abertura da Missão Jubilar, uma iniciativa que visa celebrar os 75 anos da restauração da nossa Diocese, que ocorreu em 11 de dezembro de 1938. A partir de domingo, por esse motivo, a Igreja Aveirense vai viver, até dezembro de 2013, um ano pleno de atividades, num espírito de abertura ao mundo e em missão, com o envolvimento de todos os católicos que assumiram a sua condição de batizados. 
Importa, por isso, que todos os católicos estejam atentos à dinâmica da Missão Jubilar, animados pelo desejo de colaborar e na esperança de que a Boa Nova de Jesus Cristo venha a contribuir, realmente, para a construção de um mundo melhor, assente na verdade, na justiça, na caridade e na fraternidade.


Missão jubilar em perguntas e respostas


.
O que é a Missão Jubilar?
A Missão Jubilar (MJ) é um conjunto de iniciativas para comemorar os 75 anos da restauração da Diocese de Aveiro. A restauração ocorreu no dia 11 de dezembro de 1938. A MJ decorre de 21 de outubro de 2012 (início solene) a 11 de dezembro de 2013.

É importante comemorar a restauração da Diocese?
Sim, porque uma diocese, qualquer diocese, não é uma mera delimitação geográfica. É, sim, uma grande comunidade de pessoas, famílias, paróquias, movimentos, etc., à volta do bispo, que é sucessor dos apóstolos. Não existe igreja católica sem a mediação ministerial (bispos e seus colaboradores no sacerdócio) e sem dioceses. Comemorar a restauração da Diocese de Aveiro é comemorar a Igreja que somos.

Antes da restauração, como era o que é hoje a Diocese de Aveiro?
A Diocese de Aveiro existiu nos séculos XVIII e XIX (de 1773 a 1840). Nessa altura, tinha sido desmembrada da Diocese de Coimbra e foi “governada” por três bispos. No século passado, foi crescendo o desejo de Aveiro ser sede de diocese, já que era sede de distrito e, de facto, à volta da Ria, há uma identidade cultural e humana específica que não era devidamente atendida, em termos pastorais, devido à distância geográfica da sede das outras dioceses. A restauração aconteceu finalmente em 1938 com territórios que eram da diocese de Coimbra (Anadia, Águeda, Aveiro, Oliveira do Bairro, Vagos e Ílhavo), do Porto (Murtosa, Estarreja e Albergaria) e de Viseu (Sever do Vouga). Hoje, a Diocese de Aveiro é bem mais pequena do que o Distrito de Aveiro.

Desde a restauração, quantos bispos teve Aveiro?
Cinco: D. João Evangelista de Lima Vidal, de 1938 a 1958; D. Domingos da Apresentação Fernandes, auxiliar desde 1952 e bispo residencial de 1958 a 1962; D. Manuel de Almeida Trindade, de 1962 a 1988; D. António Marcelino, coadjutor desde 1980 e residencial de 1988 a 2006; e D. António Francisco, bispo de Aveiro desde 2006.

O que se pretende com a MJ?
Os objetivos têm disso formulados de diversas formas e em diversos momentos, mas centram-se neste, segundo as palavras de D. António Francisco: “Ser Igreja, rosto de esperança, vivendo em permanente abertura solidária ao mundo, crescendo na alegria da fidelidade a Jesus Cristo, organizando-se e renovando-se nas suas estruturas para melhor servir e intervir no meio humano e social em que vive”.
Concretizando, a MJ há de “levar os cristãos a viver o seu ser em Cristo”, assumindo as Bem-Aventuranças, vivendo a alegria da conversão, promovendo as vocações, e há de “empenhar as pessoas na construção de um mundo melhor”, envolvendo as forças vidas e com parcerias com a sociedade civil.

Qual é a grande finalidade da MJ?
Definiu-se como meta a atingir: “A Igreja diocesana vive e celebra na alegria o seu crescimento, abre-se ao mundo com ânimo evangelizador e assim torna-se rosto da esperança”.

Qual o lema da MJ?
“Vida esta hora”.

Porquê “Missão”?
“Missão” porque a Igreja nasce da missão e vive para a missão de Jesus Cristo (e não para si mesma) destinada a toda a humanidade. Como já alguém disse, “a Igreja não tem uma missão; a missão [de Jesus] é que tem uma Igreja”. A tónica da comemoração dos 75 anos está assim na abertura ao exterior, aos vizinhos e aos afastados, aos que “vão à missa” e aos que nunca lá vão, numa palavra, a todos. Por isso mesmo, o trabalho da MJ está centrado em qualquer pessoa. A MJ não é para o bispo e os padres, mas para toda e qualquer pessoa.

Qual o símbolo da MJ?
É a proa estilizada de um barco mais a cruz de Jesus Cristo. O símbolo lembra a missão de Pedro e os apóstolos, “pescadores de homens”, apoiando-se na ligação umbilical que as pessoas da Diocese de Aveiro têm ao mar e à ria. A cor do logotipo é o dourado, “sinal da riqueza do amor de Deus por cada um de nós e por esta sua Igreja de Aveiro. Ao mesmo tempo, o dourado expressa a alegria com que queremos viver a nossa MJ”. Existe também uma mascote, o Vive, a pensar nos mais novos.

Quem é o coordenador da MJ?
A MJ tem uma equipa coordenadora presidida pelo P.e Francisco Melo, vigário para a Pastoral Geral. A equipa é ainda constituída por Elisa Urbano, Pedro Bandeira, Maria Helena Pinho e Melo, P.e José António Carneiro e Pedro Ventura.

Até quando dura a Missão Jubilar?
Até ao dia 11 de dezembro de 2013, dia preciso dos 75 anos da restauração. Nesse dia, haverá uma celebração de ação de graças na Sé de Aveiro e um concerto.

Quais os eventos e iniciativas marcantes?
São muitos e não é possível neste espaço enumerá-los todos e com todos os pormenores. Ficam os principais:
- Início na Sé, a partir das 14h30, na Sé de Aveiro, no dia 21 de outubro
- Os dias 11 de cada mês (ver pergunta seguinte)
- Debate sobre solidariedade em Vagos, dia 30 de novembro
- Concerto de Natal na Murtosa, no dia 29 de dezembro
- Exposição de arte sacra no Museu de Aveiro (de janeiro a abril de 2013)
- Debate sobre ecumenismo em Estarreja, no dia 25 de janeiro de 2013 (as datas seguintes referem-se sempre a 2013)
- Catequeses quaresmais para todas as paróquias em fevereiro e março
- Retiro quaresmal para todos os interessados, dias 8 e 9 de março
- Encenação da Paixão de Cristo em Ílhavo, no dia 16 de março
- Concerto de Páscoa em Albergaria-a-Velha, no dia 6 de abril
- Ordenação de diáconos no dia 7 de abril
- Debate sobre economia e mundo operário, em Águeda, no dia 26 de abril
- Procissão de Santa Joana, em Aveiro, dia 12 maio
- Concerto da Vida em Sever do Vouga, dia 18 de maio
- Celebração do 25.º aniversário das primeiras ordenações de diáconos permanentes
- Tenda de oração na praia da Torreira, de 19 a 25 de julho
- Tenda de oração na praia da Barra, de 26 de julho a 1 de agosto
- Tenda de oração na praia da Vagueira, de 2 a 8 de agosto
- Concerto na Sé de Aveiro, no dia 24 de agosto
- Concurso “Dá vida ao teu Vive”, em setembro
- Concerto de outono em Oliveira do Bairro, no dia 28 de setembro
- Debate sobre casamento, família e sexualidade, em Anadia, no dia 25 de outubro
- Orações pelas vocações, de 9 a 17 de novembro
- Ordenações de padres, no dia 17 de novembro
- Concelebração no Parque de Exposições de Aveiro, no dia 8 de dezembro
- Congresso na cidade de Aveiro, dias 9 e 10 de dezembro
- Celebração de ação de graças no dia 11 de dezembro.

O que acontece no dia 11 de cada mês?
No dia 11 de cada mês, de novembro de 2012 a dezembro de 2013, acontece a “Missão 11” (porque a restauração aconteceu no dia 11-12-1938). Trata-se de ações destinadas a todas as pessoas, realizadas fora das igrejas, na casa, na rua, no trabalho, que – espera-se – tenham grande impacto e sensibilizem mesmo nos que não têm grandes ligações com a Igreja católica. As ações são as seguintes:
- novembro: colocar no exterior das casas o estandarte da MJ
- dezembro: divulgar por todos os meios frases da Bíblia
- janeiro: concentrações em cada arciprestado para gritar pela paz
- fevereiro: visitar lares, doentes, prisões, hospitais…
- março: usar uma peça de roupa alusiva à MJ
- abril: percorrer as casas dos vizinhos em busca de alimentos para dar aos mais necessitados
- maio (11 e 12): peregrinação ao túmulo de Santa Joana, em Aveiro
- junho: saudar todos os que connosco se cruzarem
- julho: oração numa noite de verão, em todos os arciprestados
- agosto: “Cristoteca”, música e convívio, até de madrugada, na Costa Nova
- setembro: dia da família – jantar com oração e sem televisão
- outubro: procissão de velas em honra de Nossa Senhora
- novembro: convidar os vizinhos para a celebração de 8 de dezembro.


Fonte: Correio do Vouga

Sem comentários:

Enviar um comentário