segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Igreja de Aveiro em Missão Jubilar

A Igreja Aveirense abriu ontem as portas para celebrar os 75 anos da restauração da Diocese de Aveiro, que aconteceu em 11 de dezembro de 1938. Até lá, vai vigorar entre nós, nesta diocese de mar e serra, o espírito de missão, com um programa dinamizador multifacetado e abrangente, capaz de renovar mentalidades e de acolher contributos que nos estimulem na construção de um mundo mais fraterno.
Diz o nosso bispo, D. António Francisco, que chegou a hora de levantar as amarras deste barco que é a Igreja Aveirense. Oxalá saibamos todos remar na mesma direção, em sintonia com as verdades que nos unem e com as certezas que nos animam, enquanto batizados.




«Hora de levantar as amarras deste Barco que é a Igreja, que queremos renovada na caridade, educadora da fé, Igreja orante, família de famílias, rosto de esperança para o mundo, para que saibamos colocar Deus nos novos mares da família, da escola, da profissão, da vida pública e da cultura e em tantos espaços humanos desertos, sem vida, sem fé, sem esperança e sem amor.

Hora para erguer e alargar a tenda de Deus, nas areias das nossas praias, nas planícies dos nossos campos, nas colinas das montanhas da nossa terra, nesta nova geografia da missão e neste tempo único da evangelização, uma tenda onde Deus envolva a nossa humanidade e aconchegue as feridas de tantas dores e as ânsias causadas por todos os medos.

Hora de mensagem levada às crianças e aos jovens, que lhes fale, em linguagem, por eles entendida, e em exemplos de vida, de que estão ávidos, da alegria de acreditar e do testemunho feliz da vocação que se refletem na beleza do nosso ministério, na diversidade dos carismas da vida consagrada e no amor das famílias.

Hora de oração, de celebração e de formação da fé, de vivência em comunidade cristã e em movimentos apostólicos, de abertura a novas compreensões do mundo e de diálogo com os não crentes, neste território comum de procura de sentido, onde a fé se faça companheira da vida e do futuro da humanidade.

Esta é a hora para edificar um santuário de gratidão aos sacerdotes, ali bem perto do Seminário, coração da Diocese, para que à esperança acrescida de novas vocações, que já vemos surgir, se alie o testemunho abençoado de tantas vidas dadas a Deus nesta Igreja de Aveiro.»

Ler mais aqui


- Posted using BlogPress from my iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário