quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza: 17 de outubro

Por Maria Donzília Almeida


Com a situação económica, calamitosa, que se vive, hoje, em Portugal, está a emergir um fenómeno social, sobre o qual se têm vindo a debruçar os sociólogos.
A classe média portuguesa, que vinha conquistando terreno e na qual se posicionavam os professores, conhece hoje um amargo da pobreza. Há fome envergonhada e não assumida, que leva a um índice preocupante de suicídios. São fruto do desemprego e do endividamento crescentes.
O alarme vem das instituições de solidariedade social, como a Cáritas ou o Banco Alimentar contra a Fome. À porta do Centro de Emprego, acorrem, diariamente, homens e mulheres que depois de terem perdido o emprego, ficaram sem casa, que pagavam ao banco, a prestações, dependendo do ordenado que auferiam. Vêem-se obrigados a pedir guarida em casa de familiares e chegam a confessar que pouco mais comem que pão com manteiga! É triste a situação, tanto mais que isto está a acontecer a licenciados, uma classe que noutros tempos, tinha emprego garantido. Os pais são a última instância a que recorrem.


Situações como esta são o pão nosso de cada dia, para Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar contra a Fome: "As pessoas da classe média não ousam reconhecer que necessitam de alimentos. Não pedem sequer auxílio alimentar. Procuram as instituições de solidariedade social para pedir orientação para renegociar os créditos."
No final de Janeiro de 2012 estavam inscritos nos Centros de Emprego do Continente e Regiões Autónomas, 637 662 desempregados. Porém, estes números não dão uma imagem completa do drama, na opinião de Isabel Jonet. "Nada dizem dos casos das famílias que ficam sem o segundo emprego, perdendo assim a fonte de rendimento que lhes permitia assegurar o acesso a bens essenciais", sustenta.
Com os seus grupos de acção social em, praticamente, todas as paróquias do país, cerca de 4300, a Cáritas é outra das instituições que melhor conhece a realidade da pobreza nos lares portugueses.
Em Novembro passado, por ocasião do encontro das Cáritas diocesanas, foram comunicados 516 novos casos de pobreza em todo o país, o que corresponde a um aumento de 40% relativamente ao ano passado. Segundo Eugénio da Fonseca, presidente da instituição, estes casos continuam a aumentar e são cada vez mais graves. "Temos informações das nossas estruturas diocesanas que revelam um índice preocupante de suicídios", salienta, acrescentando que, "quando as pessoas se vêem obrigadas a cortar na despesa da farmácia, os primeiros sacrificados são os antidepressivos."
Abundam os casos de ruína financeira de famílias que até aqui funcionavam normalmente e que deixaram de conseguir pagar empréstimos contraídos. Muitos já perderam as casas. "E procuram socorro, não só em termos de apoio financeiro, mas também aconselhamento jurídico. Foram-se endividando e quando batem à porta da Caritas, estão já esmagados por dívidas muito grandes. Nalguns casos superam os 10 mil euros."
A Cáritas tem procurado, com a ajuda da Deco, aconselhar estas pessoas no sentido de renegociarem as dívidas com o banco, diz Eugénio da Fonseca. Outra situação a agravar-se é a dos empresários em nome individual, que durante anos tiveram um negócio a funcionar que a crise tornou inviável. Estas pessoas têm vindo a acumular dívidas às finanças, na ânsia de salvar o ganha-pão. Ficam afogados em dívidas e sem qualquer tipo de ajuda, quer por parte do Estado quer da Segurança Social. São também cada vez mais as famílias que se viram constrangidas a retirar os filhos das universidades, alguns já no final das licenciaturas, porque os pais perderam os empregos. As associações de solidariedade social andam a tentar apagar fogos que prometem alastrar drasticamente este ano.
A sociedade civil está a mobilizar-se, no sentido de atenuar, reduzir as grandes dificuldades económicas, num grande movimento de solidariedade social. E....o nosso governo? O que tem feito e está a fazer, no exercício das suas competências? Fica a pergunta retórica!
As movimentações de pessoas de qualquer classe, os motins que vão recrudescendo daí resultantes, são uma prova inequívoca do mal-estar social. Já se fala à boca cheia, numa segunda revolução.....em qualquer data, mês, ou hora!
A temperatura, das multidões, está a subir exponencialmente! Recordo só uma frase do grande Shakespeare: -"A revolta cria em nós, uma segunda natureza!"


- Posted using BlogPress from my iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário