quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dia Mundial do Turismo - 27 de setembro

Por Maria Donzília Almeida


Escola da Gafanha da Encarnação



Ser turista é a melhor coisa do mundo! Penso eu e digo-o convictamente, quando me encontro em digressão, por um qualquer ponto deste planeta. Quando se provar, eficazmente, a vida em Marte, serei uma candidata a esse novo destino turístico! Mas, uma coisa só é boa em oposição ao seu contrário, pelas leis da lógica! Quem passou as passas do Algarve para angariar o seu sustento, com a dignidade de qualquer trabalhador, saboreia, a dobrar, as férias, quando o calendário as proporciona.
Andar sempre a falar de férias, de turismo, poderia, numa primeira análise, ser sintoma dum espírito obsessivo, ou de alguém que não tem o trabalho em muito boa conta.

Hoje, esta efeméride traz-me, à memória, uma espécie de turismo, na qual não sou protagonista, mas apenas uma observadora passiva, digamos que uma testemunha ocular! Refiro-me àquelas criaturas cuja “mala” de viagem, curta, muito curta, de apenas um dia, nem tanto, é preenchida por um recheio diferente. Estes aparentes turistas carregam, nem roupa, nem sapatos ou objetos de toilete, mas sim algo especial e diferente: livros e material escolar! É frequente dizer-se a um aluno:—Que andas, afinal, a fazer na escola? Turismo! Passas a tua vida a fazer turismo!
Para aqueles alunos, para quem ir às aulas é nada mais que transportar a pasta com o material, está, bem vincada a sua vocação para turista, a tempo inteiro!
Apesar da minha já longa experiência nestas andanças pela escola, no relacionamento com a malta jovem, ainda tenho alguma dificuldade em perceber algumas “matérias”. A escola existe em função dos alunos e a nossa, para além duma panóplia de atividades lúdicas para oferecer aos seus alunos, tem ainda; um equipamento tecnológico avançado, com PCs por todo o lado; espaços amplos de convívio ao ar livre e intramuros; a sala dos alunos é um espaço moderno, apetecível, onde são colocadas as fotos dos alunos que se destacam, todos os anos, pela positiva, numa mensagem subliminar; uma biblioteca ampla, ensolarada, acolhedora onde se pode fazer mil e uma coisas! E tantas coisas mais, que não vou aqui enumerar!
Do meu vasto conhecimento do parque escolar, atrever-me-ia a dizer que esta escola é das mais bem equipadas da região, se não do país. Eu que passo lá, tantas horas do meu dia, afirmo, honestamente, que é um local aprazível, onde me sinto extraordinariamente bem! Como peixe na água!
Com todas estas condições para um trabalho, um estudo profícuos, é triste constatar que há, ainda, quem ande, por cá, a fazer turismo! Apetece plagiar o nosso amigo Pinto da Costa e vociferar: — Com todos estes mimos, carago, ‘inda acham que é um frete?
Felizmente que grande número faz turismo na devida altura, na época sazonal e uma vez por ano!

Para alguns, o trabalho de toda a comunidade educativa é apenas...... "Margaritas ante porcos." (S. Mateus, Vulgata, 7, 6) (atirar pérolas a porcos)

27.09.2012


Sem comentários:

Enviar um comentário