terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Ambiente


Por Maria Donzília Almeida





Hoje, em todo o país, multiplicam-se as atividades para a comemoração do Dia Mundial do Ambiente. 
Na nossa escola, também foi organizada uma paleta de iniciativas, envolvendo professores, alunos, funcionários e até alguns encarregados de educação que quiseram acompanhar os seus educandos, num dia diferente. As aulas da manhã foram substituídas por atividades pedagógicas, não menos importantes que aquelas, já que englobavam os conteúdos da várias disciplinas, na vertente ecologia/ambiente. 
Vão ser referidas, apenas, algumas das atividades desenvolvidas, sem desprestigiar nenhuma, numa escolha, meramente, aleatória. 
O início das atividades foi marcado por uma largada de pombos-correios, às 9:00. 

Exposição de plantas

No exterior da escola, em barraquinhas destinadas ao efeito, decorria num workshop, a construção de origami e outros artefactos manuais, a cargo dos professores de EVT e da Educação Especial. A entrada era voluntária, mas havia clientes para as novas aprendizagens. Quase contígua a esta tendinha, decorria a venda de manjericos e plantas aromáticas, mesmo na entrada da escola. O cheirinho destas plantas prenuncia já a festa que se aproxima e o período dos santos populares. Já no átrio interior da escola, havia uma exposição de plantas e minerais, onde as orquídeas exibiam o seu esplendor. Não resisti ao seu encanto e uma passou a pertencer-me. 


Dança

Havia uma organização admirável, na mostra de alguns trabalhos feitos pelos alunos e neste âmbito deve referir-se a “Aldeia ecológica” construída pelos alunos de E.T. (Educação Tecnológica). Em resumo, trata-se da maquete de uma aldeia, semelhante à Costa Nova, com as casinhas listradas, a rua principal, com calçada, os candeeiros de iluminação e... e até uma igreja! Tudo isto tinha energia proveniente dum painel solar, à medida daquelas dimensões. Foi um trabalho digno de se ver! 
Houve a apresentação dos Kits e fornos solares, Mesas de Jogos do Ambiente e cálculo da Pegada Ecológica. Em simultâneo, noutras partes da escola, como no bar dos alunos, onde está implantado um palco, decorria o teatro: Alerta Terra, que os alunos ensaiaram, durante o ano e ali apresentavam, ao público. Na biblioteca da escola, local amplo e ensolarado, a par com a exposição de barquinhos feitos com materiais reciclados, era o biblio-paper que ocupava os alunos e os levava a pesquisar sobre o tema do dia. 

Manjericos

Para o fim da manhã, esteve reservado o desfile de moda, com modelos feitos de materiais de desperdício, que mãos laboriosas e cheias de criatividade confecionaram, dando forma e colorido àquilo que ia para o lixo. A ecologia, sempre na linha da frente. 
O lançamento de mini-foguetões abrilhantou o espaço do jardim exterior e os nossos alunos também aprendem, fora do local restrito da sala de aula. 
Para encerrar a manhã, dedicada ao ambiente, foi feita uma largada de balões, contendo sementes e uma mensagem, amiga do ambiente. 
Para a posteridade, fica o valioso registo fotográfico do nosso colega que empresta a sua diligência e arte a esta tarefa. 

05.06.2012


Sem comentários:

Enviar um comentário