quarta-feira, 30 de maio de 2012

Carl Fabergé e os ovos da Páscoa

Por Maria Donzília Almeida




Peter Carl Fabergé que nasceu a 30 de maio de 1846, ficou famoso pelos seus brilhantes ovos da Páscoa, “recheados” de metais e pedras preciosas. Fabergé assumiu a joalharia de seu pai em 1882, em São Petersburgo, Rússia, onde ganhou grande reputação como joalheiro, chegando a receber atenção da corte imperial russa, através do Czar Alexandre III. 
Recuperou para a moda, jóias do século XVIII da França, concentrando-se em assentar cada pedra, numa peça para sua maior vantagem. 
Fabergé e seus ourives desenharam e construíram o primeiro ovo em 1885. Ele foi encomendado pelo  Czar Alexandre III como um presente de Páscoa para sua esposa Maria Feodorovna. Exteriormente, parecia um simples ovo de ouro esmaltado, mas ao abri-lo, revelava-se uma gema de ouro, que dentro de si possuía uma galinha, que por sua vez continha um pingente de rubi e uma réplica em diamante da coroa imperial. Tais características lembram os bonecos matrioska.
A imperatriz Maria ficou tão impressionada com o presente, que Alexandre acabou por nomear Fabergé como o "fornecedor da corte" e passou a encomendar um ovo por ano, sob a determinação de que este fosse único e contivesse uma surpresa. Seu filho, Nicolau II, deu sequência à tradição e anualmente presenteava sua esposa, Alexandra Feodorovna. 
Durante vários anos consecutivos, o Czar encomendou ovos de Páscoa incrustados com inúmeras jóias para presentear sua esposa, a imperatriz Maria. A cada ano os designs de Peter Carl Fabergé tornavam-se mais minuciosos. A única exigência do Czar é que cada ovo contivesse uma surpresa. 
Fabergé nunca se recuperou da revolução bolchevique e entrou em profunda depressão logo que o seu stock foi apreendido pelo novo governo e a sua empresa passou a ser controlada pelos empregados. 
Fabergé e sua família fugiram do país e o ourives acabou por morrer, em 24 de setembro de 1920, na Suíça, por causa de “coração partido”, de acordo com sua família.

Sem comentários:

Enviar um comentário