quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 18 de abril

Texto de Maria Donzília Almeida 





Um monumento é uma estrutura construída por motivos simbólicos e/ou comemorativos, mais do que para uma utilização de ordem funcional. Os monumentos são geralmente construídos com o duplo propósito de comemorar um acontecimento importante, ou homenagear uma figura ilustre e simultaneamente, criar um objecto artístico que embelezará o aspecto de uma cidade ou local. 
Criado precisamente a 18 de Abril de 1982, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios tenta dar visibilidade aos monumentos e sítios (arqueológicos, bairros históricos, etc). 
As comemorações decorrem este ano sob o signo da água. “Água: Cultura e Património” é o tema que serve de mote a este autêntico festival do património que se assinala a 18 de Abril. Um sem número de visitas, percursos e atividades gratuitas abrem as portas de alguns dos mais emblemáticos lugares da nossa história. 
Para ilustrar este tema, poderia apresentar imagens famosas, que me fascinaram pela sua singularidade e beleza, como: o Big Ben, em Londres, a torre de Pisa, em Itália, O Taj Mahal, na Índia, a Muralha da China, o monumento a Gago Coutinho, na linha de equador, em S. Tomé e Príncipe, etc, etc
Em nome da nostalgia que começa a pesar, após uma semana de afastamento, do meu torrãozinho natal, vou ilustrar o texto com uma imagem que me é muito querida, muito familiar e eu diria até... fofa! Já que, hoje em dia, toda a gente maltrata a língua materna e faz dela a barbaridade dum (des)acordo ortográfico, eu atrevo-me a alargar o campo semântico da palavra “fofo”! Tem, para mim uma abrangência tal, que nele incluo: o meu cão, um ouriço-cacheiro, um golfinho, um embondeiro, um pretinho, e... até o (meu) Farol da Barra! É só procurar o atributo que melhor se encaixa no adjetivo! 
O farol de Aveiro ou farol da Barra é o maior farol de Portugal. Fica localizado na praia da Barra, cidade da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro. 
Foi, à data da sua construção, o sexto maior do mundo em alvenaria de pedra, continuando a ser, atualmente, o segundo maior da Península Ibérica, estando incluído nos 26 maiores do mundo. É uma torre troncónica, com faixas brancas e vermelhas e edifícios anexos. Foi construído no século XIX, mais propriamente, entre os anos de 1885 e 1893, tendo sofrido grandes reparações em 1929. Quem formulou o projecto foi o Eng. Paulo Benjamim Cabral, mas quem o concluiu foi o Eng. Maria de Melo e Mattos. Foi eletrificado em 1936 e ligado à rede de distribuição de energia, em 1950. 
Portador do título de farol mais alto de Portugal, e 2º mais alto de Península Ibérica, ergue-se a 66 metros acima do nível do mar, com uma altura de 62 metros. A fundação da torre é constituída por um maciço de betão de 6 metros de espessura e foi assente sobre estacas, à altura das mais baixas águas. Nas alvenarias foram usados o grés vermelho de Eirol e alguns granitos. 
O alcance luminoso actual, em condições normais de transparência atmosférica é de 23 milhas náuticas, cerca de 43 quilómetros. 
A escadaria é composta por 271 degraus em pedra e em forma de caracol. 
Este empreendimento custou ao Estado Português a quantia de 51 contos (€ 255,00). 
A minha “relação de amizade” com o monumento, vem: dos tempos de menininha em que o meu pai me levava, de bicicleta, a visitá-lo; da juventude, em que me envolvia com o mar, ali, ao lado e o farol era a nossa referência; das visitas de estudo em que acompanhava os alunos e fazia sempre o teste ao meu coração, subindo a pé, os 271 degraus e chegava ao topo, viva e a respirar! 
Passei um ano, com outra colega, a orientar os trabalhos de Área de Projeto sobre o Farol da Barra, fazendo, com os alunos, uma investigação aprofundada sobre a sua história. Culminou na construção de réplicas, em miniatura, do monumento! Tudo isto, antes de a troika ter metido o nariz onde não devia e ter convencido a tutela a fazer cortes na educação, com a abolição da disciplina. 
Em 1968, “Farol” era o nome do jornal escolar, no Liceu Nacional de Aveiro, onde os alunos, com “dotes”, publicavam a sua produção literária. Apareceu, um dia, uma notícia de fundo, que referia a grande rivalidade entre Aveiro e Ílhavo, sobre a posse do monumento. Cada cidade disputava a supremacia sobre o farol! Então, dizia o articulista, tinha-se encontrado a solução para o problema; um aluno “iluminado”, havia sugerido que se acoplassem umas rodinhas ao referido farol e ele deslocar-se-ia, alternadamente, um mês para Ílhavo, outro para Aveiro! 
Ninguém poderá dizer que os alunos de antigamente, no terceiro quartel do século XX, ainda longe dos finais de século, não eram criativos! 

18.04.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário