quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Poesia de Manuel Armando



“Domingos de Luz e Poesia” é um livro de Manuel Armando, sacerdote da Diocese de Aveiro e pároco das freguesias de Aguada de Baixo e Avelãs de  Caminho, desde 1990. Trata-se de um livro que vem na sequência de “Os  pés de um homem nas pegadas de Deus”, publicado no ano anterior e no  qual ensaia alguns poemas no capítulo “Breve colheita de poesia”. 
O autor, que também é artista de palco, nas áreas da Magia e da Hipnose  teatral, tem colaborado em revista e jornais, dando largas ao seu pendor para a escrita. 
Em “Domingos de Luz e Poesia”, Manuel Armando veste de poesia os domingos e festividades do Ano A do Tempo Litúrgico, legando-nos o que meditou, rezou e escreveu, «não a esperar críticas ou elogios, mas como penhor de respeito por quantos compartilham a mesma fé no Senhor Jesus, expressão e Palavra de Deus-Pai».
A abrir, em “Para me justificar”, recorda que nasceu «no seio duma família  cristã que, na sua humildade social, cantava a vida e onde se rezava e ensinava a rezar», frisando «que o crescimento físico conduziu-nos a todos ao amadurecimento interior espiritual, de jeito a viverem-se mais os problemas e vicissitudes diárias, à luz da Palavra». 
Em “Palavra repartida”, Armor Pires Mota, também ele escritor multifacetado, refere que «cada poema [deste livro] tem o sabor dos salmos, transportados para novos tempos com a mão sábia do autor a apontar caminhos de verdade, esperança e vida», acrescentando que «a poesia, nota-se, não mostra grande trabalho de oficina, parece água fresca a jorrar cantante de fonte que não seca, antes se alteia na sua força redentora». 
Para além dos poemas dedicados ao Tempo Litúrgico, Manuel Armando apresenta, em “Posfácio”, poemas para o Dia do Pai, Dia da Mãe, A minha Acção de Graças, O bom Pastor e Palavras. 
O autor trabalhou como coadjutor na Gafanha da Nazaré, entre 13 de agosto de 1965 e 17 de setembro de 1966.

"Domingos de Luz e Poesia”, 
de Manuel Armando, 
Edição do autor,
2011 

Sem comentários:

Enviar um comentário