quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 268


DE BICICLETA ... ADMIRANDO A PAISAGEM – 51 


FIGURAS DO MEU PRESÉPIO 

NATAL – 2011 

Os pastores vieram a toda a pressa 
e encontraram Maria, José 
e o Menino deitado no Presépio
Lc 2, 16 



Caríssima/o: 

Cada Natal que se aproxima é mais um desafio que nos enche a alma e lembra o montar do Presépio, sempre com as mesmas figuras mas renovado com as que vamos descobrir nos barristas da Terra. 
Forçoso é irmos por elas que o tempo se esgota e as pressas nunca deram bom resultado. Como o ano ficou cheio de bicicletas, alonguemos a nossa vista e em cada curva divisemos um novo figurante na pessoa do ciclista que aí vem... 

Primeiro é o grupo que vai para Aveiro, para o Liceu e para a Escola... Companheiros e Amigos... Todos bons ciclistas e cada um com a sua bicicleta, ou seja, olhando para a bicicleta sabe-se quem é o dono! Todos concordarão que o lugar pertence ao Manel Rito; sem desprimor para ninguém, era ele o mais animado e o mais fogoso, sempre pronto para mais um esforço e uma nova figura em cima do selim – depois que a altura permitiu que o colocasse no sítio.

Mas já lá vem o ti João Bola, o Regedor, na sua mota, parece em perseguição de alguém que pisou a lei... Mas era na sua oficina que as rodas das nossas “burras” recebiam mais um remendo sobreposto! Quando as porcas estavam perras de ferrugentas era cada martelada que estremecia o coração: Ai a minha bicicletazinha! 

Também foi garagista (que é que ele não foi?...) o meu tio António João e vou colocá-lo ali junto ao lago com a bicicleta escondida por causa do cabo do mar que ele está de foice a levantar as enguias... Dias havia que não podia levar o bote e então juntava-se aos irmãos João e José que não podiam perder a maré! 

Mas ele são tantos que surgem que é difícil (quantas bicicletas, Deus meu!), mas vamos pelo primeiro: olha o ti Agostinho Carinha. Vinha de Aveiro, sendo oriundo da Murtosa aí casou e vivia, e foi guarda dos Estaleiros Mónica. Como me deliciava a ouvi-lo nas suas estórias em francês ou inglês (era sabido, o nosso homem: fora emigrante!). 

Os meus netos dizem (se calhar com razão!) que já há pouco espaço... Tenham paciência que continuam a aparecer ... e desta vez, vem à frente o Dionísio Padeiro logo seguido do António Morais. Pois que arrumem as bicicletas e nos venham deliciar com as suas façanhas nas corridas ou no pedalar rijo para chegar a horas para aviar o pão aos mais apressados, que às oito da matina a sirene tocava e... 

Está bem! Pronto, é só mais um... 
Que se apertem um pouco os que recebemos pela vez primeira pois um se aproxima a alta e descontrolada velocidade! Pelo seu exemplo de vida o lugar era dele, mas a mensagem que nos transmitiu na sua última viagem dá-lhe o mérito redobrado: ele nos lembrou a volatilidade da vida e que vale a pena estarmos sempre alerta e vigilantes, em cada esquina ou curva da vida! Chega-te a nós, amigo Carlos Bizarro! 

A todos muitas Boas-Festas! 

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário