segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cortejo dos Reis: 8 de janeiro

Carro com presentes (Foto do meu arquivo)


A festa conta com a participação 
de todos os paroquianos 

No próximo dia 8 de janeiro, primeiro domingo depois do dia 6, Dia de Reis, vai realizar-se o nosso tradicional Cortejo dos Reis, que se espera venha a registar a participação de todos os paroquianos de todas as idades. Os que emigraram e estão longe podem, se assim o desejarem, estudar formas de marcar presença, em espírito ou pela ajuda pecuniária. 
O cortejo começa no lugar de Remelha, no extremo sul da Cale da Vila, com o aparecimento do anjo, que anuncia aos pastores o nascimento do divino Salvador, convidando-os a visitá-L'O nas humildes palhinhas do presépio de Belém, como havia sido prometido pelos profetas.  Em resposta a esse convite, os pastores iniciam a marcha, passando pelos diversos lugares da freguesia, até à igreja matriz, onde terá lugar a cerimónia do encontro e Beijar do Menino, ao som de cânticos que estão no ouvido de muitos conterrâneos. Pelo caminho, serão apresentados outros autos de Natal, a que o povo assiste com natural curiosidade e ternura. 
A participação concreta das pessoas, pela forma que melhor entenderem, terá mais significado se houver preparação atempada, isto é, se houver organização em grupo, já que poderão nascer, da troca de impressões, ideias mais expressivas e, por isso, mais enriquecedoras. 
Os carros ornamentados com gosto e arte, para transportar os presentes, serão, sem dúvida, motivo de apreciação e de valorização do nosso cortejo. O mesmo se poderá dizer, se os participantes souberem vestir-se com trajes antigos, desde que procurem imitar, com alguma fidelidade, os gafanhões de outras eras. 
Os ensaios dos autos e cânticos, orientados pelo Manuel Alberto Vilarinho Carlos e Acácio Nunes, respetivamente, vão começar no dia 15 de dezembro, prolongando-se até 6 de janeiro, dia do ensaio geral. A receita do Cortejo dos Reis será canalizada para as obras em curso na Residência Paroquial, em fase de conclusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário