terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mais um novo ano se iniciou

Árvore

Entrada


Regresso às aulas 
Maria Donzília Almeida

“Naquele tempo, a Escola 
era risonha e franca” 
Alcino Antunes 

Mais um novo ano se iniciou para aos alunos, sob os auspícios da mudança! Se já o filósofo Heráclito afirmou que a mudança é a maior e única constante da vida, nós como povo, temos vindo a assistir a grandes alterações na sociedade portuguesa. 
No setor a que me reporto, a educação, têm-se verificado grandes mudanças: a redução drástica de professores nas escolas, que atirou muitos para o desemprego, após “n” anos de serviço; a extinção de áreas curriculares não disciplinares como a Área de Projeto e o Estudo Acompanhado; o aumento da carga horária em Português e Matemática. Quanto a esta medida, interrogam-se os professores se será assim tão benéfico, quanto pensa a tutela, ou se não será asfixiante para os alunos que já passam muitas horas encerrados numa sala de aula. Os cortes orçamentais que a Troika nos impôs, começam a fazer-se sentir no quotidiano das escolas. Quando os nossos governantes cometem erros crassos na governação do país, é lamentável e injusto, que seja o povo trabalhador a arcar com as consequências
Noutros tempos, a escola era risonha e franca, sim senhor, tal como o estudante alsaciano que demonstrou o seu patriotismo, perante os revezes da autoridade alemã que confiscara a sua pátria. Com que noção ficam os nossos alunos, da pátria a que pertencemos? A cada passo são bombardeados por notícias duma entidade que não percebem bem o que é, a Troika, que se farta de mandar em todos e cada um. Já se diz por aí, à boca cheia, que é a Troika que nos governa! São inúmeras as notícias que apresentam atos de corrupção. Donde vêm os exemplos? Deve ser das cúpulas detentoras do poder! Mas que exemplos! 
Mas, em termos de patriotismo, acho que não estamos a educar as gerações mais novas, para um respeito à pátria, como símbolo da nossa identidade. Quantos dos nossos alunos não conhecem, sequer, o hino nacional? Qualquer povo que se preza gosta de transmitir aos seus cidadãos, o seu hino, como símbolo de unidade e da pátria. Se há um povo exemplar neste assunto, é o povo americano. De pequenino se torce o pepino e é bem verdade! 
Votos de um bom ano escolar, cheio de sucessos para os alunos, que reverterá, logicamente, para os professores. A indisciplina também irá ser, fortemente combatida, em nome de uma escola dinâmica e inclusiva. 

17.09.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário