segunda-feira, 22 de agosto de 2011

RTN: Festival do Bacalhau é "ponto de encontro" de amigos com a tradição

Texto da Rádio Terra Nova





«Milhares de pessoas passaram durante cinco dias pelo Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, em mais uma edição do Festival do Bacalhau. A noite de domingo, a última deste ano, terminou quando a chuva estava quase a chegar ao Jardim Oudinot. 
Para os milhares de visitantes deste certame cumpriu-se o ritual das provas de bacalhau, o interesse na animação musical e a observação do artesanato feito em Ílhavo e na região. Quem passou pelo Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, diz que encontrou o que procurava, qualidade. “Está bom, cinco estrelas. Venho todos os anos e a qualidade é boa. Venho pelos concertos e pelo prato de bacalhau”, dizia um dos frequentadores diários do espaço. A valorização do que é regional mereceu sinal de aprovação. “Venho a tudo. Moro aqui perto e gosto muito porque mostra o nosso artesanato e a nossa comida. Temos que mostrar as nossas coisas”, dizia uma senhora acompanhada de familiares e amigos. 

O convívio e o reencontro são momentos que o público valoriza. “É a primeira vez que venho aqui e encontrei amigos que já não via há mais de 20 anos”. A satisfação dos visitantes, em particular os emigrantes que aproveitaram as férias para recordar sabores de outros tempos. “Está muito bom. Sou emigrante nos EUA e costumo vir cá. Está fantástico. Lá há bacalhau mas não é tão usual como cá”. 
 O gosto do público revela-se também numa presença diária que se repete ao longo da semana. “Vim todos os dias. É sinal que estou a gostar. A animação é boa e apesar das bandas fazerem a diferença o essencial é o bacalhau. Venho cá várias vezes e este ano estive cá todos os dias. Gosto de experimentar de tudo um pouco. Os pratos são variados e posso garantir que é tão bom como no restaurante”.».


Sem comentários:

Enviar um comentário