quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Gafanha da Nazaré: 101 anos de vida



Celebra-se hoje, 31 de agosto, o 101.º aniversário da criação da paróquia. Motivo, sem dúvida, para todos os gafanhões se sentirem orgulhosos do seu passado e das marcas de trabalho e persistência que todos ostentam, como símbolo da herança que lhes legaram. Hoje também vai ser inaugurado o monumento do centenário, pelas 19.30 horas, na Cale da Vila, curiosamente o nome pelo qual era mais conhecida a nossa terra, nos seus primórdios. 
Nesta data e com esta inauguração termina um ano de celebrações levadas a cabo pela paróquia, pela freguesia e pelo município, esperando-se que, tão breve quanto possível, apesar da crise e das restrições impostas pelas instâncias internacionais, as obras previstas para o centro da Gafanha da Nazaré sejam levadas a cabo. O centenário da nossa terra precisa dessa prenda.

FM

1 comentário:

  1. Sinceramente já me cansa tanto "Mar por Tradição". Pensam que não gostamos de outras coisas quando temos tanto mar à nossa volta? E quem faz a vida do mar tem de continuar a revivê-lo em terra firme? É de mais, não há rotunda que não foque este elemento, com barcos em seco e tudo. Isto não é gostar do mar: é nunca lá ter posto os cotos. É ridículo fazer ondas e faróis para pessoas que têm modelos reais ao alcance da vista. Por que não uma estátua em bronze do género da que está junto ao MMI? E relvado à volta para que não tirasse a visibilidade a quem conduz. Será que aquele mamarracho é legal numa rotunda? Por onde andam os nossos artistas?
    Alguém auscultou o perecer dos gafanhões sobre tal obra? Gostava de saber.
    Esta é a minha homenagem aos verdaeiros homens do mar que o amam e sentem, e não gostam de o vêr transladado ao sabor de qualquer pseudo-artista de circunstância.
    Já me sinro mais aliviado, obrigado.

    MJ

    ResponderEliminar