domingo, 17 de julho de 2011

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 246



DE BICICLETA ... ADMIRANDO A PAISAGEM – 29



BICICLETAS E PADRES...
Caríssima/o:

Certamente ainda se recordam do ano em que se realizou a primeira Volta à França em bicicleta. Para mim foi curioso ler este apontamento:

«De repente, começaram a chegar bicicletas do estrangeiro - para os endinheirados.
Contestação ou remoque encontraram, contudo, nas primeiras vezes em que se atreveram à estrada. Por exemplo, Guerra Junqueiro escreveu que “a bicicleta era o único veículo em que a besta puxava sentada” - e, em 1896, a polícia de Lisboa entrava na roda da chacota quando via transeuntes a insultar quem se atrevia a pedalar pelas ruas.
O Diário de Notícias lançou petição contra as bicicletas, achando que se “tornava cada vez mais perigoso o trânsito na cidade devido à velocidade dos pedalantes”.
E um industrial têxtil do Linhó, nos arredores de Sintra, foi selvaticamente agredido por ter cruzado a localidade de “byciclo” durante uma festa religiosa, porque os fiéis julgaram que... «ia montado num carro do Diabo».
Contudo, cinco anos depois, em 1903, o Patriarcado decidiu comprar bicicletas aos padres que as quisessem para melhor se deslocarem nas suas missões!»

Este pedacinho da história da bicicleta aguça o apetite para desenvolver um pouco o último tema aí mencionado.
Sim, porque, embora para alguns custe a acreditar, a minha geração ainda viveu os tempos em que o transporte dos senhores priores, reitores ou abades era... andar a pé!
Quem conheceu outro ao Prior Guerra?
Ou, no Bunheiro, quem se recorda  das viagens que o Reitor Domingos fazia entre a sua paróquia e a vizinha Pardilhó, sua terra natal?

Mas de bicicleta aí temos dois documentos a atestar o uso frequente e quase exclusivo para visitas a fregueses desses dois saudosos padres: Manuel José Costeira e Manuel Ribau Lopes Lé.
O primeiro nunca teve outro meio de transporte.
O segundo, embora usasse para viagens longas outros (teve o seu carro... e as suas motas!), não dispensava a bicicleta nas voltas mais caseiras.

E quantos mais se podiam recordar!...

Concluindo, vem a propósito o  provérbio:
"O mais eloquente de todos os sermões é o exemplo".

                                   Manuel  

Sem comentários:

Enviar um comentário