terça-feira, 31 de maio de 2011

Efeméride: Santo António é canonizado

31 de maio de 1232





Fernando Bulhões 
— Santo António — 
é canonizado

Filipe d’Avillez

Quando, em 1232, o Papa Gregório IX canonizou Fernando Martins de Bulhões, o homem, que tinha mudado o nome para António quando entrou para a ordem Franciscana, tinha morrido há menos de um ano.
Santo António é, assim, um dos santos cujo processo de canonização foi mais célere, o que atesta bem a fama de santidade que acompanhava o pregador nascido em Lisboa, mas que ganhou fama em Itália, em particular, na cidade de Pádua.
Santo António é hoje um dos santos mais populares da Igreja universal, festejado e venerado em várias partes do mundo, sobretudo, nos que foram evangelizados pelos portugueses, mas não só.

Pelo menos dois locais nos Estados Unidos têm uma forte ligação ao santo, conhecido como patrono dos objectos perdidos. A zona norte de Boston organiza anualmente a “Festa de todas as festas”, no último Domingo de Agosto, em homenagem a Santo António, cuja devoção foi levada para esta parte da América por emigrantes italianos.
Já no ainda mais distante Texas, uma pequena povoação de índios, descoberta pelos espanhóis no dia 13 de Junho, foi rebaptizada em homenagem a Santo António, sendo hoje a importante cidade do mesmo nome naquele estado do Oeste americano.
Santo António tem ainda uma forte devoção entre os cristãos e também algumas pessoas de outras religiões, na Índia. Existe, inclusivamente, uma imagem do Santo em Uvari, no estado de Tamil Nadu, que tem fama de milagrosa e recebe milhares de visitas, vindas de todo o sul da Índia. Em Portugal e no Brasil, Santo António tem fama de casamenteiro, dando origem aos “casamentos de Santo António”, que, todos os anos, se festejam em Lisboa. Curiosamente, porém, não é ele o Padroeiro da cidade, cabendo esse título a São Vicente, mas a ligação forte que existe entre Lisboa e Santo
António concedeu-lhe um lugar importante no imaginário e no coração dos seus habitantes, que o festejam, com grande vigor, na noite de 12 para 13 de Junho, dia feriado municipal, ao contrário do dia 22 de Janeiro, o dia em que se celebra São Vicente.
A própria Sé de Lisboa foi construída em terrenos pertencentes à família de Santo António e a sua imagem é mais fácil de encontrar entre as igrejas e casas dos fiéis do que a de São Vicente.

Fonte: Rádio Renascença

NOTA: Também tenho lido que a canonização de Santo António ocorreu no dia 30 de Maio de 1232

Sem comentários:

Enviar um comentário