quarta-feira, 23 de março de 2011

O desânimo abateu-se sobre os portugueses

A ideia com que fico, a propósito desta crise política que os nossos partidos  construíram, é de que a fome de poder é terrível. Despudoradamente terrível. Uns orgulhosamente convictos de que podem fazer tudo sozinhos; outros ansiosamente forjando as coisas para saltarem para a mó de cima. Uns não promovem o diálogo porque não se dão bem com ele; outros não fugindo dele como o diabo da cruz. São os políticos que temos.
Juntando a isto o sistema eleitoral que criámos, aí tempos maus augúrios para o que há de vir. Vamos agora imaginar que as próximas eleições vão dar resultados semelhantes aos atuais, sem maiorias e sem possibilidades de alianças capazes de governar o país. Como sair disto? O PS não quer entendimentos com o PCP e com o BE. O contrário também é verdade. O PS não se casa, de forma nenhuma, com o PSD. E se PSD e CDS não conseguirem maioria parlamentar? Continuaremos numa posição muitíssimo delicada. Os juros a pagar são de tal monta que não haverá hipótese de os liquidar.
Tenho andado a ler o livro "Portugal: Anos 10". Desde 1210 a 2010. Passámos por dificuldades sem conta, por crises terríveis, guerras, pestes e nem sei que mais. Ultrapassámos imensas barreiras. Chegámos a 2010. O autor deste capítulo, José Guilherme Reis Leite, começa assim: «Annus horribilis apetece chamar a este ano de todas as desilusões e de todas as crises em Portugal. O desânimo abateu-se sobre os portugueses e não há jornal, não há livro, não há opinião expressa que não acentue a visão catastrófica da sociedade portuguesa incapaz de encontrar um caminho para a sua regeneração.»
Posto isto, há que ter fé e coragem para vencer mais esta batalha. Teremos de estar à altura do nosso futuro. Venham então as eleições.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário