domingo, 6 de março de 2011

"A minha vida deu um livro" — Fernando Pessoa



“A minha vida deu um livro” é uma brochura editada pelo EXPRESSO desta semana. Trata-se de um ensaio interpretativo da vida e obra de Fernando Pessoa, de João Gaspar Simões, que teve a dita de conhecer o poeta dos heterónimos. Para ler rapidamente e para recordar o que já sabemos. Ou, ainda, para nos estimular a releituras do nosso maior poeta do século XX. Há quem diga que também foi o maior da nossa história literária. O prefácio é de Clara Ferreira Alves, que diz, a encerrar o seu escrito:
«Ele não foi um génio em Portugal. Foi o génio português no mundo. São coisas diferentes. E para ser este génio bastava-lhe ter escrito a Tabacaria (1929). E mais nada.»
E João Gaspar Simões esclarece:
«A paradoxalidade permanente do seu espírito perturbava os seus amigos, que nunca tinham sabido com perfeito conhecimento de causa quando é que ele lhes falava a sério ou teatral. Só o seu aspecto físico proclamava o desregramento da sua alma. A testa tornara-se-lhe proeminente, rareando-lhe os cabelos que embranqueciam, repuxados para trás. Fixava as pessoas com olhos atentos, mas desassossegados, como quem faz um grande esforço para ver o mundo exterior.»
Livrinho para ler num domingo, descontraidamente.
FM

Sem comentários:

Enviar um comentário