sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Porto de Aveiro liga-se a Madrid


 
O Porto de Aveiro estreou hoje, 7 de janeiro, a ligação a Madrid por ferrovia. A estreia concretizou-se através de composição com destino à estação El Salobral, transportando carregamento de bobines provenientes de Inglaterra, e que chegaram ao Porto de Aveiro por via marítima.
O comboio que hoje partiu rumo à capital espanhola era composto por 13 vagões, com 715 ton de carga líquida e 1050 TBRS de carga bruta.
A operação portuária esteve a cargo da SOCARPOR, S.A.
Consolida-se, deste modo, o alargamento do hinterland do Porto de Aveiro ao país vizinho.
Recorde-se que, nos primeiros oito meses de funcionamento, o comboio do Porto de Aveiro transportou 123 mil toneladas, contribuindo para o crescimento de 30% da infraestrutura em 2010. A ferrovia aliviou igualmente as vias rodoviárias, retirando 5381 camiões da rota do porto.
A ligação entrou em funcionamento a 29 de março de 2010 e já representa 4,13% dos transportes. Em média, são três comboios que percorrem, diariamente, os nove quilómetros que unem o Porto de Aveiro à plataforma multimodal de Cacia, transportando, sobretudo, pasta de papel, aglomerado de madeira, cereais e cimento

Fonte: Porto de Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário