domingo, 2 de janeiro de 2011

Levar à prática a solidariedade

Depois da vivência dos dias festivos, Natal e Ano Novo, voltamos à vida normal, com trabalhos que ficaram adiados nesses períodos. A vida continua apesar dos avisos ou ameaças de que algo vai correr mal, durante 2011, para muitos portugueses. Os desempregados, os que procuram empregos ou trabalhos, os que sentem sob a cabeça o cutelo do fecho ou deslocalização da fábrica, ainda há pouco com sinais de estabilidade, todos esses hão de passar, por certo, por angústias terríveis.
Quem criou hábitos de gastos largos (aliás, ainda visíveis nos últimos dias festivos) tem de se adaptar a poupanças mais do que nunca necessárias, sob pena de se arruinar a curto prazo. Famílias que gastem no dia a dia mais do que ganham, tal como fez o nosso país, arriscam-se a cair na miséria de um dia para o outro.
Para os que, por imperativo da conjuntura económico-financeira, vão ficar em situação desesperada, urge criar redes locais de ajuda mútua, levando à prática a solidariedade de que tanto se fala. Só assim, penso eu, poderemos debelar a crise que se anuncia.

FM

Sem comentários:

Enviar um comentário