quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

João Loureiro: um gafanhão na alta-roda da economia

João Loureiro


Nem sempre nos apercebemos do valor de alguns conterrâneos nossos, por mais elevados cargos que estejam a desempenhar. São conterrâneos por natureza, já que normalmente nasceram na Gafanha da Nazaré, mas estudaram e se radicaram noutras paragens. É o caso do economista João Loureiro, que recentemente foi escolhido para integrar a equipa do Conselho das Contas Públicas e da Política Orçamental.
Natural da Gafanha da Nazaré, onde nasceu em 1959, é presentemente professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde se licenciou em 1983. Posteriormente, doutorou-se em Economia, na Universidade de Gotemburgo, Suécia, em 1992, especializando-se em “International Macroeconomics and Finance”. Com um currículo recheado de cargos e estudos na área da economia, desenvolvidos em diversas universidades do mundo, João Loureiro ainda comenta assuntos das suas especialidades na RTPN e no JN. Vai agora desempenhar uma tarefa relacionada com as contas públicas e a política orçamental.
Trabalhou na banca antes de ingressar na Universidade em que se doutorou. Depois regressou à sua Faculdade de Economia, no Porto, na qualidade de docente. Outras atividades irradiam dessa faculdade.
Em entrevista à Rádio Terra Nova, em novembro do ano passado, João Loureiro evoca as suas origens e as escolas por que passou em Ílhavo e Aveiro (Escolas Comerciais), depois do Ensino Primário vivido na sua e nossa terra.
A sua opção pela Economia foi «fruto do acaso», conforme referiu à Terra Nova. Gostava das contabilidades e isso terá sido motivo para seguir a opção feita na juventude. E sublinha que na altura se falava muito numa gestão assente nos indicadores da contabilidade, mas que presentemente, a gestão «é muito mais sofisticada».
João Loureiro lembra que do seu curso secundário apenas um colega foi para a universidade, ficando a maioria por Aveiro, situação essa que «era fruto das circunstâncias» e muito diferente da realidade atual.
A opção pela Faculdade de Economia do Porto veio de conversas mantidas com algumas pessoas, tendo recebido delas a certeza da excelência daquela escola superior. E frisou a ideia de que essa reputação ainda se mantém, sendo reconhecida em todo o país e até internacionalmente.
Os seus pais residem na Barra, Gafanha da Nazaré, e em 27 de março do ano passado, João Loureiro participou, com seu irmão Luís, advogado, no encontro de antigos catequistas da nossa paróquia, organizado pela Fernanda Matias,  que se realizou no Santuário de Schoenstatt.
Daqui, deste meu espaço, dirijo uma saudação amiga ao nosso conterrâneo João Loureiro, com votos dos maiores êxitos profissionais e académicos.

Fernando Martins

2 comentários:

  1. Gostei imenso de ler este artigo sobre o meu antigo Catequista! É também com grande agrado e com muito orgulho que assisto aos seus comentários na RTPN! Que grandes valores saíram desta nossa tão simples Gafanha!!!
    Parabéns ao Dr. João Loureiro, e desejos de grandes sucessos neste cargo tão importante para que foi convidado!
    Aldina Casqueira Guimarães

    ResponderEliminar
  2. É uma honra ser leccionado por este extraordinário professor!

    ResponderEliminar