sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CHINA: Governo quer punir filhos adultos que não visitem os pais idosos



«A China é um dos países onde a percentagem de idosos na população total mais vai crescer. O governo central vai aprovar uma lei que punirá os filhos adultos que não visitem os pais regularmente.
A notícia é avançada pelo jornal estatal China Daily e está em destaque no El Mundo. A política que durante muito tempo impôs um só filho aos casais leva a que agora o gigante asiático enfrente graves problemas de envelhecimento da sua população.
Num dos países onde os idosos eram mais venerados e respeitados, o governo central quer travar o abandono desta tradição reformulando a Lei de Protecção dos Direitos e Interesses dos Idosos. Na proposta de lei pode ler-se que "os familiares que não devem ignorar ou isolar os idosos e devem visitá-los frequentemente se não vivem debaixo do mesmo tecto".»
In DN

NOTA: Lei curiosa, no mínimo. Em Portugal, segundo notícias que vêm a lume com frequência, há idosos em lares que são esquecidos pelos filhos e outros familiares. Nos hospitais, acontece a mesma coisa. Em suas casas, os idosos também são, alguns, ostracizados pelos descendentes. E se em Portugal surgisse uma lei semelhante à que se anuncia na China? Seria bonito...

FM

Sem comentários:

Enviar um comentário