segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Compatriotas com fome em pleno século XXI

Aí temos a campanha eleitoral para as Presidenciais, com os aplausos de uns e as críticas de outros. Mas também com a indiferença de muitos. É o meu caso, quando me posso afastar.
Em período natalício, ao ouvir o que dizem os candidatos, apetece-me fugir de tanta banalidade e de tantos gestos menos positivos dos que aspiram a ocupar o lugar de Mais Alto Magistrado da Nação. Estamos mal…
Vivemos um momento difícil da nossa democracia, com o descrédito a envolver políticos e partidos. Tanto mais perigoso para o regime quanto estamos a sofrer as consequências de más governações, agravadas pelo descalabro do sistema financeiro a nível mundial.
Depois, é-se preso por ter cão e preso por não o ter. Os políticos do topo do nosso país, quais meninos rabugentos ou mimados, fazem guerra por tudo e por nada, apenas por interesses partidários e pessoais, como foi o caso do nosso primeiro-ministro se insurgir contra o Presidente da República, simplesmente por este sentir e dizer que nós, os portugueses, devíamos ter vergonha de haver, em pleno século XXI, compatriotas a passar fome.
Estes políticos de trazer por casa, que desconhecem o que é o sentido de Estado, já perderam o norte, se é que alguma vez o tiveram. Vai daí, falam por falar, convencidos de que, por dizerem palermices, na minha óptica, são os melhores. Não podem ser. A denúncia de tristes verdades, de que todos, provavelmente, somos responsáveis, deve continuar, no sentido de resolvermos os problemas o mais depressa possível.
Seria bom que durante esta semana que antecede o Natal se calassem para reflectir, dando-nos, assim, a oportunidade de, serenamente, olharmos mais uns para ou outros e para o bem de todos. Em paz.
Bom Natal.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário