quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O tempo está de má cara em todos os sentidos



Aventuras de um boxer: Regresso às aulas

Maria Donzília Almeida

Olá, Amigos!

Cá estou, depois de um longo interregno, a veranear por aí a esmo, para dar um ar da minha graça. Apareci num tempo que não está para graças, e num dia que não tem graça nenhuma! Andam por aí umas criaturas vestidas de bruxas e de diabretes, a pedir guloseimas de porta em porta. A minha dona não acha graça nenhuma, pois diz que isso não tem nada a ver com a nossa cultura. Chamam a isso Halloe’en. Os Portugueses só sabem imitar o que vem de fora, não sabem ser criativos!
Refiro-me a um tempo, no sentido lato, ou seja lato sensu, como ouço dizer à minha dona, num latinório que tenho dificuldade em entender. Ah! Mas ela que quer ver-me instruído e faz-me a tradução para português! Pois o tempo está de má cara, quer no sentido meteorológico, quer noutros sentidos, como..................... o tempo político! Este anda pelas ruas da amargura e parece que não se vislumbra uma aberta no horizonte. A política é mesmo complicada para o meu cerebrozinho de cão! Mas não é só p’ra mim! É o que ouço dizer aos amigos da minha dona, quando se reúnem em tertúlia e discutem longamente o estado da nação. Parece, se é que eu entendi o que eles comentam, que os políticos têm andado a portar-se muito mal e não sabem fazer as contas! Até já ouvi dizer que vão tirar dinheiro à minha dona! Será que também irei ser afectado e ficarei sem a minha paparoca?


Fico apreensivo com este estado de coisas e até já pensei ir protestar à porta do parlamento, para que os políticos não prejudiquem a minha dona. Gosto tanto dela? Ela até diz que cão igual a mim não há! Sou um exemplar único. Não a troco por nada deste mundo! Às vezes até me deixa em liberdade absoluta, no jardim, sem cancela nem nada a barrar-me a liberdade. Não fujo, não desapareço! Tenho um lar tão aconchegado em que me fazem tantas mordomias......as mesmas que eu lhes retribuo!
Ah! Mas agora me lembrei que estão a planear uma greve para o dia 24 de Novembro e aí irão falar por mim e por todas as criaturas negligenciadas.
Apesar da conjuntura económica difícil, eu continuo com as minhas actividades lectivas!? As minhas aulas de dança foram interrompidas bruscamente.......porque me portei mal! Um dia, farto da saiinha de tule branco que a minha dona teimava em vestir-me, abocanhei-a e dilacerei-a com os dentes! Não digo que seja um aluno rebelde, não! Estava farto de parecer uma menina com aquelas mariquices que as bailarinas usam! Eu sou um cão macho, um vero macho latino e.........despojei-me disso! Assim não posso frequentar as aulas, por falta de material. A minha dona que me perdoe, mas um cão sempre tem os seus brios!
À custa de tanto ouvir dizer, mediante as sua virtudes de fiel cãopanheiro, “só lhe falta falar”, a minha dona decidiu dar-me licções de articulação verbal. Desde pequenino que já sei vocalizar, tal como fazem os bebés! Sei dizer au au, mas a minha dona quer alargar-me as competências linguísticas e não me deixar ficar pelos sons vocálicos, Pretende que eu exercite também as consoantes e diga béu, béu! É um esforço suplementar, mas com bastante empenho e perseverança, próprios de alunos sobredotados, como a minha dona me classifica, eu talvez atinja essas metas do currículo! Sou um canino algo ambicioso que não quer deixar goradas as expectativas da minha dona. Com o reforço positivo que ela constantemente me dá, acho que a minha auto-estima vai fivar muito elevada.
E depois? Que dirão as cadelinhas que passarem na rua e virem um cão tão cheio de nove horas? Irão todas bater-se por um namorado que é um gentleman!

16.11.10

Sem comentários:

Enviar um comentário