sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Gafanha da Nazaré: Escola Secundária vai ser remodelada

Eugénia Pinheiro, Luís Martins e José Manuel Soares


Inauguração prevista para 2012


A Escola Secundária com 3.º Ciclo da Gafanha da Nazaré (ESGN) vai passar por profundas obras de remodelação. O investimento é da ordem dos 13,3 milhões de euros e as obras devem iniciar-se no primeiro trimestre de 2011, devendo ficar concluídas no prazo já estabelecido de 18 meses. As aulas não serão interrompidas, porque os trabalhos vão decorrer por fases, com a certeza de que «onde houver aulas não há obras e onde houver obras não há aulas», garantiu o engenheiro Luís Martins, da Parque Escolar, na apresentação do projecto à comunidade, que aconteceu no dia 25 de Novembro, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. Aquele responsável pela Parque Escolar, empresa autónoma que lidera esta remodelação, revelou que o estudo do novo edifício «nasceu com a escola e para o seu projecto educativo», tendo como horizontes novos paradigmas, ao nível da pedagogia e das mais recentes tecnologias.
Na opinião de Luís Martins, trata-se de um novo edifício, aproveitando-se o que for possível do actual, que será muito pouco, estando assegurado que as áreas de trabalho e de estar, de professores, alunos e funcionários, com espaços desportivos, laboratórios, biblioteca e serviços sociais, terão todas as condições para se oferecer «mais conforto». Pretende-se que este edifício proporcione mais abertura da escola à comunidade, sublinhou.

Para o arquitecto José Manuel Soares, responsável pela concepção e elaboração do projecto, esta tarefa envolveu uma equipa multidisciplinar, com mais de 50 pessoas, e seguiu um processo interactivo. Recordou que a obra a executar vai melhorar todo espaço, resultando daí «uma escola bonita, funcional e agradável para os que nela trabalham e estudam».
Defendeu que «os alunos têm de ficar com memória boa do tempo em que estudaram» e mostrou quanto foi feito e pensado para haver um execelente aproveitamento das condições naturais, nomeadamente da luz do sol. Entradas largas para alunos, tendo em consideração os acessos próprios para pessoas portadoras de deficiência. Zonas de lazer, relvados arborizados, coberto para bicicletas, salas confortáveis e tudo o que presentemente se torna indispensável, para levar à prática um ensino adequado aos tempos de hoje, foi tido em conta.
Eugénia Pinheiro, coordenadora da Direcção Executiva da ESGN, fez questão de salientar que a remodelação do actual edifício representa um «marco importante» para a vida da escola, frisando que «as paredes já não estavam de acordo com o crescimento da vida escolar». Este é «um momento gratificante», ficando garantido que «um melhor espaço físico» contribuirá para «nos animar a trabalhar ainda mais e melhor», disse. Daqui sairão, decerto, «melhores cidadãos, para uma comunidade local mais rica», afirmou a directora Eugénia Pinheiro.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário