domingo, 17 de outubro de 2010

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 206

PELO QUINTAL ALÉM – 43



A ERVA DAS PAMPAS

A
Américo, Oliveiros e
todos os Companheiros do Esteiro Pequeno

Caríssima/o:

a. Pelo nome que aí vai nem todos a reconhecerão, mas depois de ver a imagem não custa nada ... penhachos ... macios...
Um dia, levei com intenção de plantar no quintal uma plantinha ainda tenra e mesmo a pedir que dela cuidassem... Só que a recusa foi formal e convincente:
- Essa planta é uma praga... Por favor, não a plantes!
Contrariado e contristado, obedeci... Hoje dou-lhe carradas de razão. E aqui fica a minha admiração por quem há quase cinquenta anos já tinha a visão (que a experiência lhe dava!...) do que acontece nos nossos dias.

e. Muitos não saberão, mas a minha “amizade” para com os 'macios' vem dos tempos do Esteiro Pequeno. Que maravilhosas plumas nos tentavam no cimo dos tufos que cresciam desmesuradamente! E que cortes profundos as folhas dentadas serravam nos nossos dedos desprotegidos quando fazíamos mais uma tentativa para as cortar! Mas era um espectáculo de cor e de movimento que nos era proporcionado naqueles 'jardins' que marcaram a nossa infância. Talvez os senhores dos gabinetes tivessem compreendido melhor a mágoa (mesmo a angústia...) que os vizinhos dos Esteiros sentiram quando viram as máquinas a destruir esses 'tesouros' oferecidos pelos senhores da Junta se tivessem, algum dia, participado nas nossas aventuras e desventuras... E na 'réplica' estendida à população ficariam bem alguns exemplares destas plantas (embora se reconheça que deve ser muito difícil conseguir a riqueza cromática desses tempos).

i. Erva gigante, chegando a 2,5 metros de altura,as suas inflorescências parecem-se com grandes plumas e podem ser de coloração branca, amarelada ou arroxeada, formadas principalmente no verão. As folhas são longas, lineares e com bordas cortantes.
Recortei as frases que se seguem e me ajudaram a encontrar o sortilégio que vivíamos em cada dia da nossa infância:



“Uma estrela para os jardins, com a sua gloriosa textura e cor, as suas enormes plumas são amplamente utilizadas como flores de corte; tamanha beleza, cria um efeito dramático no seu jardim, na sua varanda, e surpreende quem lá passar. [...]
A sua beleza faz sucesso no mundo inteiro devido à beleza de suas plumas brancas, róseas e prateadas, que são muito duráveis quando cortadas e inseridas em arranjos e vasos. [...]
Excelente pano de fundo nos jardins, quando plantada em vaso destaca as suas soberbas flores de seda.”

o. As folhas podem causar irritação na pele.

u. Curiosidades:

1. Erva-dos-pampas, Capim-dos-pampas, Paina, Penacho, Penacho-branco são alguns dos nomes comuns desta planta, com o nome científico de Cortadeira selloana.
Aliás, o nome botânico desta gramínea vivaz ornamental deriva do espanhol 'corte', talvez em referência às suas folhas cortantes.
O seu nome “pampas” vem da Argentina, que é um enorme campo pastoreio, região importante da famosa carne bovina.

2. A cortaderia é uma planta nativa da América do Sul, Nova Zelândia e Nova Guiné.

3. As plumas, como já se disse, podem apresentar coloração variada: branca, amarela, cor-de-rosa, roxa, prateada...

4. É uma herbácea que foi introduzida nos nossos parques e jardins como planta ornamental ...mas que hoje, infelizmente, já apresenta um comportamento invasor em muitos locais de Portugal continental, principalmente no litoral a Norte do rio Tejo e no Algarve. Confrangem as imagens que perpassam ao longo das estradas...

 
Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário