terça-feira, 21 de setembro de 2010

Figueira da Foz: Fotos de Casimiro Madail no CAE

Roda do Leme

Até 3 de Outubro vai estar patente ao público, no CAE (Centro de Artes e Espectáculos), Figueira da Foz, uma exposição de fotografias, a preto e branco, de Casimiro Madail.
Quando entrei na sala de exposições de fotografias, fiquei agradavelmente surpreendido com a arte deste nosso concidadão, natural do concelho de Aveiro, mas radicado no nosso. Artista amador, não pode ser ignorado, pela riqueza das expressões com que nos brinda.
No cartaz de divulgação e apresentação da exposição, o historiador Álvaro Garrido, responsável pelo Museu Marítimo de Ílhavo, diz: «Quando do mar se avista a terra, prenunciam-se eternos retornos. Mais do que partidas e viagens, é de regressos que as narrativas marítimas se alimentam. De regressos consumados e imaginários, de viagens concretas e fabulosas.»
Pelos meus olhos e pela minha alma passaram imagens e mais imagens que me são familiares, tal a beleza de que se revestem. Roda do Leme e seu enquadramento, “Sagres” e “Creoula” com toda a sua história, Jardim Oudinot e Forte da Barra, Praia da Barra e Costa Nova, regata de moliceiros e rostos de gente da beira-ria e do mar, proa enfeitada e arte da xávega, a “Bruxa” de tantas conversas e vivências…
Valeu a pena passar hoje pelo CAE, visita frequente nas minhas andanças pela Figueira da Foz.

Sem comentários:

Enviar um comentário