segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cavaco Silva no Concelho de Ílhavo

Cavaco Silva recebe um bacalhau de Ribau Esteves


Alegria na sala nova

Cavaco Silva fala a alunos numa sala

Economia do mar deve ser
prioridade da agenda política

Durante a sua visita a Aveiro e Ílhavo, o Presidente da República, Cavaco Silva, lançou um desafio para que se invista na economia do mar, reforçando a ideia de essa deve ser «a prioridade da agenda política».
Cavaco Silva visitou hoje o Museu Marítimo de Ílhavo, a Universidade de Aveiro, o Porto de Aveiro e o navio Santa Maria Manuela, culminando a sua passagem pelo nosso concelho com a inauguração do Centro Escolar Santa Maria Manuela, na Cale da Vila, Gafanha da Nazaré.
Uma pequena multidão saudou o Presidente da República junto ao novo edifício, moderno e dotado das mais sofisticadas tecnologias, e na despedida foi-lhe oferecido um bacalhau especial, bom motivo para Cavaco Silva afirmar, com convicção, ser um grande apreciador do “fiel amigo”.
Referindo que não podemos desperdiçar este activo tão valioso para a construção de um futuro melhor do nosso país, o Presidente lembrou o imenso recurso que é o mar, «com uma zona económica exclusiva que é das maiores de toda a Europa».
Afirmou, entretanto, que está a ser feito um caminho que tem que ser consolidado na sociedade portuguesa, para que o reencontro dos portugueses com o mar seja uma realidade.

O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Ribau Esteves, considerou que «o aproveitar das oportunidades e o debelar das dificuldades exige trabalho de equipa e responsabilidade, não havendo lugar para a arrogância egoísta e politiqueira das minorias», sendo muito importante «governar com profunda acção reformista».
Frisou que 2010/2011 tem como tema-base, em Ílhavo, “A Cultura do Mar e as Actividades Náuticas", numa «aposta reiterada em promover o conhecimento da nossa história e a vivência das actividades náuticas, muito em especial junto dos mais novos e das suas famílias».
O autarca ilhavense salientou o renascimento do velho lugre bacalhoeiro Santa Maria Manuela, durante o ano em curso, graças a um «grande e arrojado investimento» da empresa “Pascoal & Filhos”, sedeada na Gafanha da Nazaré. E justificou a atribuição do nome daquele navio ao Centro Escolar ora inaugurado, como homenagem ao «exemplo de quem honra a história e usa o presente para investir no futuro, dando mais esperança e mais Mar à economia e à cultura de Portugal».
Cavaco Silva foi homenageado pela Câmara de Ílhavo com a Medalha do Concelho em Ouro, pelo seu desempenho nas mais importantes funções de Estado, quer como Presidente da República quer como Primeiro-Ministro, revelando qualidades extraordinárias na prestação de relevantes serviços a Portugal.

Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário