domingo, 29 de agosto de 2010

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 199

PELO QUINTAL ALÉM – 36



O MILHO



A
António João da Rocha e Maria das Flores
Caríssima/o:

a. Já lá vão uns anos e era uma animação na eira: as espigas, depois de um período de sol, eram malhadas mecanicamente. No quintal havia um espaço amplo onde se semeava o milho. Ainda tentámos a sementeira de milho para pipocas. Nos dias que vão correndo, só um ou outro pé isolado e triste espiga para nosso espanto e regalo.

e. Assim também pela Gafanha onde falar hoje de milho que significado terá?
Naqueles tempos, milho era sinónimo de vida pois, para os afortunados, era com a boroa que se matava a fome! E era todo um ritual a sua sementeira: o semeador tomava o papel principal, mas nada fazia sem a ajuda dos bois (“Os bois mansos!...”; a música, mais suave ou mais incisiva, surgia do canto da passarada ou rompia do rodado do carro...

i. Todos sabemos que o milho pertence ao grupo das angiospérmicas, ou seja produz as sementes no fruto. A planta do milho chega a uma altura de 2,5 metros, embora haja variedades bem mais baixas. O caule tem aparência de bambu, e as juntas estão geralmente a 50 centímetros de distância umas das outras.
A fixação da raiz é relativamente fraca.
A planta do milho é monóica, isto é, possui os dois sexos na mesma planta, separados em inflorescências diferentes.Assim é que possui as flores masculinas na bandeira ou pendão e as femininas nas espigas. A espiga é cilíndrica, e costuma nascer na metade da altura da planta.
Os grãos são do tamanho de ervilhas, e estão dispostos em fileiras regulares presas no caroço, que formam a espiga. Cada espiga contém de duzentos a quatrocentos grãos. Dependendo da espécie, os grãos têm cores variadas, podendo ser amarelos, brancos, vermelhos, azuis ...
O milho é basicamente utilizado na alimentação.Na indústria pode ser usado como componente para a fabricação de rebuçados, biscoitos, pães, chocolates, geleias, sorvetes e maionese.
O milho utilizado como silagem é colhido enquanto a planta está verde, e o fruto imaturo.
Em Portugal, a área cultivada é de cerca de 180 000 hectares. Os milhos mais semeados são os híbridos, representando cerca de 71,4 % da área global da cultura.


o. As barbas do milho são usadas para um chá diurético e dizem que é bom para problemas de rins e febres.
Importante: Mas se a dificuldade de urinar for inflamação da próstata, não se deve tomar este chá, pois aumentaria o sofrimento do doente.
Cerca de 85 tipos diferentes de antibióticos utilizam o milho na sua composição. A capa de que é coberta a aspirina é feita com amido de milho.

u. Curiosidades:

1. No mundo pré-hispânico, este cereal era o sustento básico do corpo e do espírito. A sua importância era tamanha que ele figurava no panteão dos deuses astecas: representava o emblema da deusa dos cereais (Centeotl); e, o poderoso deus da chuva, do trovão e do raio (Tlaloc), carregava sempre uma haste de milho na mão.
Até 1492 (data do Descobrimento da América), os europeus desconheciam o milho, consumindo, basicamente, arroz e trigo. Porém, em 1493, Cristóvão Colombo trouxe consigo algumas sementes, e causou uma grande sensação entre os botânicos da Península Ibérica. Os Portugueses levaram-no, também, para a África e a Ásia.

2. Existem várias lendas indígenas sobre a origem do milho. Segundo Clemente Brandengurger citado por Cascudo (1954), os índios parecis contam o seguinte:
“Um grande chefe indígena, sentindo que ia morrer, chamou o seu filho, Kaleitôe, e ordenou-lhe que o enterrasse no meio da roça, logo que falecesse. Avisou, também, que, após três dias da inumação, brotaria uma planta de sua sepultura, e ela daria muitas sementes. O chefe pediu-lhe que não as comesse: deveria guardar as sementes para replantar. E, caso atendesse ao seu pedido, todos os índios ganhariam um recurso muito precioso. Kaleitôe seguiu o conselho do pai e foi, assim, que o milho apareceu entre eles”.

3. Festeja-se o Dia Internacional do Milho: este ano foi a 24 de Abril.

4. Pesquisas genéticas: O milho é a espécie vegetal mais utilizada para pesquisas genéticas. Em 1940, Barbara McClintock ganhou o Prêmio Nobel de Medicina pela sua descoberta de transposons, enquanto estudava o milho.
A produção de milho é uma das mais difundidas entre as de alimentos transgénicos, em parte porque o seu consumo é basicamente para ração animal, onde a resistência do consumidor é menor.
Nos EUA, mais de 70% do milho semeado é transgénico.

Manuel

2 comentários:

  1. Sr. Professor, se quiser fotos de uma desmantadela à moda antiga fale com a minha mãe (é mais uma desmantaleda adaptada aos nossos tempos). Julgo que esta semana se desmantará o milho branco. O milho regional já foi todo desmantado, malhado e recolhido.
    Cumprimentos,
    Mariana Ramos

    ResponderEliminar
  2. Minha cara amiga

    Fico à espera que me envies fotos dessa desmantadela... Terei muito gosto em as publicar...

    Cumprimentos amigos

    FM

    ResponderEliminar