domingo, 18 de julho de 2010

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 193

PELO QUINTAL ALÉM – 30


A LANTANA



A
Campeões do Mundo

Caríssima/o:

a. Não sei se conhecem esta planta!?
Cá por mim andei mais que muitos anos até descobrir o seu nome. Abria-se em flores vistosas, ali ao canto do escritório do Tio Reitor, numa florescência que ia do vermelho ao amarelo. Um encanto! Não seria muito simpática pelo odor nem tão pouco pela rugosidade das suas folhas e dos seus ramos, mas para além do colorido outra singularidade nos atraía para junto dela: abelhas, borboletas e outros insectos esvoaçavam permanentemente de flor em flor.

e. Uma tarde tivemos a visita de um amigo que nos deu uma inesperada e elucidativa «lição de botânica». O Padre Artur Sardo, começando por nos desvendar o nome, tendo entre os seus dedos a bela ”flor”, mostrou-nos que se tratava de inúmeras flores, cada uma com a sua cor... mas dispondo-se formando círculos coloridos! E que, além daquela, havia outras predominantemente amarelas ou mesmo brancas!

i. É um arbusto florífero excelente para a formação de maciços e bordaduras.
Dizem que atinge 1,5 a 2 metros de altura; porém, raro é o Verão que não se tenha de subir ao escadote para a podar e rebaixar, caso contrário é uma trabalheira para a safar do telhado de telha nacional.
Já as vimos em sebes de jardins públicos. Cultivadas em vasos dão arranjos florais assaz curiosos.
Por outro lado, as lantanas são úteis como plantas melíferas, pois são muito visitadas pelas abelhas...


o. Quanto às indicações terapêuticas há quem afirme que é indicada para infecções e alergias respiratórias, febre, infecções de ouvido, tendo propriedades: diurético, balsâmico, expectorante. As partes usadas são as folhas.
Porém, avisam: «usada para tratamento terapêutico com acompanhamento médico.» E acrescentam: «As bagas da lantana são tóxicas para o homem.» E ainda: há estudos sobre toxicidade em bovinos...

u. Curiosidades. Hoje apenas duas:

1. A lantana do nosso quintal, lantana camara, também é conhecida por «bandeira espanhola». Porém, isto é capaz de ter um pouquito mais de graça na língua original: «Se le conoce también como Bandera Española, Corona del sol, Hierba de Cristo, Siete colores, Siete negritos...»

2. Pode ser usada como essência floral.
Então, ajuda a desenvolver empatia, reciprocidade, união e camaradagem nos grupos e reuniões. Esta essência facilita a compreensão entre as pessoas, pois favorece, em cada um, a percepção do outro.

Significado: aceitação do outro como ele é.

Manuel

1 comentário:

  1. Fiquei a conhecer mais sobre esta planta chamada lantana, cujo nome fixei há tempos atrás, por sentir curiosidade botânica.
    Sou uma apreciadora desta ciência e gosto de chamar as coisas pelo nome. Sinto muita curiosidade por estes assuntos e delicio-me a ler estes artigos. Obrigada ao autor!
    Donzília

    ResponderEliminar