domingo, 11 de julho de 2010

Diário de Notícias de hoje: Homenagem à Ria


RIA DE AVEIRO EM TONS DE FESTA

«A ria de Aveiro estende-se por uma distância de aproximadamente 47 quilómetros, de Ovar até Mira: é um dos ex-líbris da cidade, a par com os moliceiros, embarcações típicas que se dedicavam à apanha da vegetação subaquática. Com um papel de relevo na vida da região, a Ria tem uma festa única, que decorre até dia 19.
Por esta altura, as salinas de Aveiro são um foco de atracção turística: os olhares não ficam indiferentes às pirâmides de sal que se multiplicam nas marinhas tradicionais. O sal artesanal de Aveiro, de outras regiões do País e também internacional é promovido na 5ª edição da Feira do Sal, a partir de quinta-feira na Praça Melo Freitas e na Praça 14 de Julho. No próximo fim-de-semana, o Mercado da Praça do Peixe acolhe o Festival da Enguia e dos Ovos Moles. Os ovos-moles são os mais célebres dentro dos vários doces famosos da região: o pão-de-ló, as broinhas, as castanhas de ovos e muitos outros.
A fotografia tem um lugar de destaque na Festa da Ria. "Haverá uma performance na ria com fotografias que espelham a identidade, raiz e história do concelho, intrinsecamente ligado ao mar, à ria, às marés, ao vento e ao sal", explica Maria da Luz Nolasco, vereadora da cultura da autarquia aveirense. A Capitania acolhe, simultaneamente, uma exposição fotográfica sobre a ria.
Os painéis dos barcos moliceiros, que adornam a proa e a popa com desenhos coloridos geralmente de carácter brejeiro, vão a concurso hoje, pelas 10.00, no Canal Central. Uma hora depois, a ria é palco de uma corrida de bateiras e jogos tradicionais. À tarde, a 3ª edição do Raid de Catamarãs.
Todas as noites, a partir das 22.00, a música invade a Praça do Peixe. O destaque vai para a actuação da Orquestra de Saxofones Ventos Novos, com participação do aveirense Rui Pedro Andarilho, na terça-feira. Ainda a iniciativa Artesanato de Verão, organizada pela Associação de Artesãos da Região de Aveiro "A Barrica".
A Festa da Ria representa um investimento de 21 mil euros para a autarquia e é "uma celebração da identidade dos povos, das suas vivências e da sua história", como explica a vereadora da cultura.»


In DN

Sem comentários:

Enviar um comentário