domingo, 27 de junho de 2010

Férias em tempo de crise



Não é novidade para ninguém que o nosso país está em crise, à semelhança do que se passa um pouco por todo o mundo. Mas ao falar de férias, será bom não pensar nisso agora, para não desanimarmos, ficando sem vontade de fazer seja o que for.
Importa, portanto, tendo em conta essa realidade, que ciclicamente nos envolve, programar a maneira de viver um período de descanso de alguma forma enriquecedor, sem grandes custos.
Cá por mim, vou seguir o conselho do nosso Presidente da República, que nos alertou há tempos para as vantagens de fazermos férias cá dentro. Por diversas razões: as despesas são menores; o que gastarmos fica entre nós; há muito que ver à nossa volta; ajudamos o nosso comércio, indústria e turismo; e valorizamos a nossa cultura.
Eu sei que muitos conterrâneos têm a ideia, errada, de que o que é estrangeiro é que é bom. Nem sempre. Também temos, neste jardim à beira-mar plantado, paisagens de sonho, praias de areia branca e limpa, rios de água cristalina, bons museus, excelentes restaurantes, verdejantes jardins, parques de campismo com todos os requisitos, modernas livrarias, bibliotecas atualizadas e centros culturais com programações para todos os gostos.
Os meus leitores já estão a falar alto, em tom crítico: «Olha, esqueceu-se disto… e daquilo». Pois é. Afinal, ainda sabem mais do que eu.

Fernando Martins

NOTA: Texto segundo Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário