quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Onde posso abrigar-me?



GAROTO DA RUA
Jo 3, 16

Um garoto da rua vivia da venda de balas de matar. Cheio de frio e de fome, não sabe onde passar a noite gelada que chega lentamente. Dirige-se ao polícia e pergunta-lhe: “Onde posso abrigar-me? Eu dormia no papelão que foi queimado e não me deixam ficar debaixo da ponte.”
“Olha, menino, vai por esta rua até ao fim e, depois, vira à direita. Está aí uma casa. Bate e a quem abrir a porta diz: venho à procura de Jo 3, 16 e faz o que te disserem.”
Foi e encontrou uma bondosa senhora. Disse ao que ia e ela leva-o à cozinha, onde estava sobre a mesa uma apetitosa refeição. “Senta-te e come. Deves ter muito fome.”
Os olhos do garoto brilharam de alegria. Obedece imediatamente. À medida que ficava saciado, ia pensando: “mas que quer dizer Jo 3, 16?” No fim, ressolve perguntar. A senhora, ainda ele não tinha acabado de falar, convida-o a subir ao andar de cima e a tomar um banho quente, pois era notória a falta de higiene.
Reconfortado, pensa consigo: mas será isto Jo 3, 16? “ Eu não sei. Não percebo nada, mas a verdade é que me sinto muito melhor.” Enquanto saboreava o seu bem-estar, aproxima-se a senhora. Ao ver a felicidade do miúdo, em que se notavam alguns aspectos de cansaço, leva-o a um quarto de família, bem preparado e confortável, para poder fazer um sono, bom e reconfortante.
Na manhã seguinte, a curiosidade do garoto volta a fazer a pergunta que o inquieta. “Quem é esse Jo 3, 16?” A senhora vai buscar a bíblia, abre na passagem indicada e lê o versículo: “Deus amou de tal modo o mundo que entregou o Seu Filho único para que todo o que n’Ele acredita não morra, mas tenha a vida eterna.”
“E como se chama ele?” – continua o miúdo. “É Jesus, o amigo de todos nós”. “Eu também quero ser amigo d'Ele” – responde, com manifesta alegria e confiança. “Como posso conhecê-l'O? que hei-de fazer?” E muitas outras perguntas surgiram, fruto da sua espantosa curiosidade.
A senhora deu-lhe a resposta possível, começando pelo Natal e encaminhando-o para a catequese paroquial, onde tinha conhecidos e amigos.

Georgino Rocha

(Narrativa inspirada num conto de Natal
enviado por um amigo em correio electrónico)


Sem comentários:

Enviar um comentário