sábado, 21 de novembro de 2009

Exercício/simulacro “Porto Azul/2009” considerado “muito positivo”


Bombeiros em acção


Incêndio, seguido de explosão,
 em camião-cisterna

A Divisão de Segurança da APA (Administração do Porto de Aveiro) realizou, este sábado, 21 de Novembro, um exercício/simulacro denominado “Porto Azul/2009”. Com início às 09:30, no Terminal Norte, este exercício teve por objectivo testar o Plano de Emergência Interno (PEI) do Porto de Aveiro nos seguintes aspectos: combate a derrame de hidrocarbonetos na área de jurisdição portuária; combate a incêndios na área portuária; evacuação de sinistrados em incidentes na área portuária.

Cenário simulado: Pelas 09:30 ocorre incêndio, seguido de explosão, em camião-cisterna que se encontrava em preparativos para a operação de bancas ao navio NERO II, este atracado na posição I do Terminal Norte a proceder a operação de carga de “pellets”, através do tapete transportador.
A Divisão de Segurança da APA., SA, acciona de imediato o Plano de Emergência Interno (PEI) do Porto de Aveiro.
O Centro de Coordenação de Operações (CCO) activa, prontamente, o Núcleo de Apoio Operacional (NAO), Núcleo de Operações de Manutenção (NOM), Núcleo de Operações de Logística (NOL), Núcleo de Combate a Derrame – Trem Naval – (NCD), Núcleo de combate a derrame em terra e o Núcleo de Combate a Incêndios (NCI).
Os sinistros são eficazmente combatidos pelas corporações de bombeiros de Ílhavo e de Aveiro (Novos e Velhos), tendo os incêndios sido dado como extintos às 10:24.
A Administração do Porto de Aveiro regista a eficácia da resposta ao incidente manifestada pelos seus colaboradores e demais entidades intervenientes, tendo já aberto um inquérito para determinar as causas do sinistro; as conclusões do inquérito - a entregar pela equipa responsável ao Conselho de Administração da APA, SA no prazo máximo de quinze dias -, cotejadas com os relatórios das entidades envolvidas no combate aos incêndios hoje verificados, ajudarão os responsáveis do Porto de Aveiro “a desencadear, com prontidão e firmeza, as medidas consideradas necessárias para evitar futuras ocorrências deste tipo”.

Fonte: Porto de Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário