domingo, 28 de junho de 2009

FÉRIAS EM TEMPO DE CRISE: Importa descobrir o nosso concelho

Costa Nova em tempo de férias

FÉRIAS ECONÓMICAS: Não há nada como aproveitar o que a terra oferece

Para umas férias económicas em tempo de crise, não há nada melhor do que aproveitar o que a terra oferece, tanto em termos de festas dedicadas aos padroeiros das paróquias, como no âmbito das organizadas pelas autarquias e instituições culturais, recreativas ou desportivas, com larga aceitação junto das populações. O nosso concelho, como é sabido, tem quatro freguesias, as quais abrangem seis paróquias, estando garantido que haverá festejos em todas elas. Depois, a Câmara Municipal não deixará, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, de oferecer ao povo diversos espectáculos, uns mais populares e outros de nível artístico mais elevado. Para todos os gostos, diga-se de passagem. Mas Ílhavo tem muito mais para dar. Importa, pois, descobrir o nosso concelho em tempo de férias. Permitam-me que sugira visitas ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Museu da Vista Alegre, que nos dão o prazer de apreciar raridades nem sempre conhecidas do nosso povo. O Centro Cultural da sede do concelho continua a programar espectáculos dignos da nossa melhor atenção, para todas as idades e para todos os gostos. Há festivais de Folclore que são, normalmente, excelentes motivos para recordarmos o viver dos nossos antepassados. E poderão ser, ainda, um forte estímulo para a nossa juventude, de todas as idades, se dedicar ao estudo do nosso passado histórico, com tantas estórias para contar e para divulgar. Se quiser dedicar um dia à cidade maruja, não deixe de apreciar alguns edifícios de Arte Nova e diversos recantos das nossas paisagens naturais. No mês passado sugeri a frequência da Praia da Barra e hoje viro-me para a da Costa Nova. A primeira mais para os gafanhões e a segunda mais para os ílhavos, por razões criadas ao longo dos tempos e que nem sempre se compreendem muito bem. Lembro ainda que o Jardim Oudinot deve continuar a ser visita obrigatória para toda a gente das terras ilhavenses, com programação a condizer com o Verão que já nos aquece, e de que maneira! Fernando Martins

2 comentários:

  1. São realmente praias muito bonitas as vossas.
    Ontem tive o privilégio de as conhecer.
    Depois de um passeio de moliceiro pela Ria de Aveiro, uma passagem pelas praias. A da Costa Nova foi a escolhida para estar algum tempo, saboreando o calor do sol e a brisa suave.
    Ficou ainda muito por conhecer.
    Qualquer dia voltarei para conhecer melhor Ílhavo.

    ResponderEliminar
  2. A nossa terra é o máximo! Até os forasteiros lhe reconhecem as virtudes! E.....tem uma costa..... nova, como tudo o que aqui existe, que é novo ou renovado! As outras costas, de tão velhas até têm promontórios, como a algarvia! E falésias...que até são interessantes! Mas nós aqui, temos uma paisagem que é um mimo! Onde é que se encontram casinhas, às risquinhas, pitorescas na cor e na arquitectura, como as nossas? Estou mesmo apaixonada pela minha terra, como devem ver! Adoro-a!
    DA

    ResponderEliminar