sábado, 21 de março de 2009

Faz hoje 19 anos que faleceu o Padre Rubens

Faz hoje 19 anos que faleceu o Padre Rubens. Sobre a sua morte, escrevi um texto no Timoneiro de Abril de 1990, que em parte aqui transcrevo.

13 comentários:

  1. Saudoso Padre Rubens... Ainda por altura do Carnaval me recordei dele com um sorriso nos lábios, ao lembrar uma festa organizada pela juventude. Quando cheguei estava ele à porta com um saquinho na mão. Nunca se suspeitaria que das mãos de um padre se lançasse sobre mim uma nuvem de pimenta que me deixou a espirrar o resto da tarde.
    Mas não recordo apenas isto, foi das suas abençoadas mãos, que recebi a primeira comunhão. São coisas que não se esquecem.

    ResponderEliminar
  2. Sr Professor. Tudo mt bem, mas só para me elucidar, diga-me que obra, de facto, fez o Padre Rubens. É só para eu saber...! É que escreveu tanto sobre ele e ñ focou nenhuma obra real, a não ser a boa pessoa que ele era... mas exitem tantas boas pessoas por aí! Ou só por ser Padre já era o maior!?!

    ResponderEliminar
  3. Onde é que o Padre Rubens está sepultado?

    ResponderEliminar
  4. Meus caros

    Neste apontamento, limitei-me a transcrever parte de um artigo que escrevi, na altura, sobre o falecimento do Padre Rubens, que foi prior da Gafanha da Nazaré. Foquei, obviamente, as impressões que ele me suscitou, como homem bom. Sobre o que ele fez, realmente, talvez um dia volte ao assunto. Mas, já agora, queria sublinhar que um Prior pode ser visto sob vários ângulos: Obras sociais que implementou, espiritualidade que levou a viver, fé que despertou... E depois há gostos. Para mim, o aspecto da fé e da espiritualidade é o melhor que um padre pode oferecer aos seus paroquianos. São as melhores heranças que um Prior pode deixar aos seus paroquianos. Outros gostarão mais de heranças diferentes. São maneiras de ver.
    Está sepultado no Brasil, em lugar exacto que hei-de informar em breve
    Fernando Martins

    ResponderEliminar
  5. Sou propietária de dois blogs, e se há coisa que me "irrita" são os comentários anónimos. Ninguém é obrigado a ter conta do google, mas não custa nada assinar no fim dos comentários, não acham?
    Quanto às obras, haverá maior obra do que levar jovens à igreja, do que cativar pela palavra? de que servem afinal as grandes obras, se no fim estão vazias???
    Quanto ao facto de bastar ser-se padre para ser boa pessoa... Não sejamos ingénuos, há por aí muitos padres que estão longe de ser boas pessoas, embora tenham feito grandes obras.

    ResponderEliminar
  6. Não posso deixar de perguntar ao anónimo do 2º comentário se ficou perturbado com a recordação duma pessoa que veio de longe fazer algo de bom pelas gentes da Gafanha da Nazaré, sobretudo pelos jovens. É que não era preciso mais:
    para as grandes obras materiais tínhamos cá bons empreendedores como se veio a provar. A cada um a sua especialidade...
    E depois acho rídícula essa tendência de fomentar a competição
    entre padres com grupos de apoiantes rivalizando-se quando no fundo deviam dár as mãos.

    JM

    ResponderEliminar
  7. Realmente, só quem não o conheceu é capaz de perguntar pelas obras materiais...
    Concerteza que as deixou.
    Mas o que mais importa foram as que ficaram em cada um de nós, pela pessoa que ele era e nos fez ser...
    (Quando ele faleceu tinha 11 anos e é uma das pessoas que, concerteza, ficará como marco na minha vida)

    ... muito mais se poderia dizer, mas não há palavras que deixem transparecer a saudade que ainda hoje sinto, bem como a minha família, quando se fala nele...

    Daniela

    ResponderEliminar
  8. Para a pequena Alda

    Tão pequenina e já proprietária de dois blogues !!!
    O que não conseguirá quando for grande...
    Continua menina.

    Um beijinho

    Ócus

    ResponderEliminar
  9. Lembro com saudade nos finais da missa do galo e da ressurreição, convidava-nos sempre a nós jovens que ficavamos cá em baixo na conversa, para juntamente com ele na residencia paroquial comermos qualquer coisa. Ou um folar, ou um bolo rei, alguns feitos por ele, outros que lhe ofereciam. Eram grandes momentos de convivio e de alegria. Do pouco que tinha repartia sempre, convivendo sempre com pobres ou ricos. Penso que melhor obra que estes gestos não existe.

    ResponderEliminar
  10. Informação

    O Padre Rubens está sepultado junto ao Santuário de Jaraguá, São Paulo, Brasil.

    FM

    ResponderEliminar
  11. mª inês lourenço27/03/2009, 23:48:00

    Não deu para conter as lágrimas ao ler este artigo e os comentários do mesmo. Profundos e sinceros!

    Ao Sr.Anónimo: o(a) senhor(a) não deve fazer parte das boas pessoas que por aí andam, com certeza! E quer saber da sepultura dele para ir ver se lhe fizeram alguma obra grandiosa real? Não, não fizeram!É num belo jardim e só tem uma cruz muito pequena com o seu nome. E está do outro lado do Atlântico.

    Ao Prof. Fernando... Agradeço de coração tudo o que escreveu e disse. Todos me falam com amor do P.Rubens. Queria conhecê-lo melhor.Saber e ler o que há. Será possível? eu tenho alguma coisa...não muita: o que os meus pais me vão contando, uma imagem na minha cabeça e muitas saudades no coração.

    Já estive com a família dele no Jaraguá e deu para saber mais alguma coisa. Bastam-me histórias e exemplos como os da Alda! Já dá para crescer mais...

    Ele é meu padrinho de baptismo! e amigo da família (Serafim Lourenço) e isso chega-me!

    Obrigada, muito obrigada.
    Abraço

    M.Inês

    ResponderEliminar
  12. Minha cara Inês

    Cá fico à espera de escritos teus sobre o Padre Rubens. Penso que todos (e ele também)gostaremos de ler os teus testemunhos sobre este nosso comum amigo...

    Não te esqueças...

    Fernando Martins

    ResponderEliminar
  13. Ah... mas eu com ele não tenho muito mais do que o espiritual. Ele morreu quando eu tinha 4 anitos. Como disse...tudo são recordações e histórias contadas! Posso sim escrever sobre o que nos une! Sim?

    Abraço
    M.Inês

    ResponderEliminar