terça-feira, 27 de maio de 2008

SINES: Encontro das Praias

Igreja de Nossa Senhora das Salas



Realizou-se, no domingo, em Sines, o Encontro das Praias, que contou com a participação de 750 pessoas, de Norte a Sul do País, ligadas directa ou indirectamente ao mar. De Aveiro, por iniciativa do clube Stella Maris, da Obra do Apostolado do Mar, esteve presente uma delegação, constituída por 33 representantes da Gafanha da Nazaré, Gafanha da Boa Hora, Torreira e Costa Nova, em autocarro cedido pela Câmara Municipal de Ílhavo.
As cerimónias tiveram como ponto alto a eucaristia, presidida por D. António Vitalino Dantas, Bispo de Beja e presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana. Participaram ainda o padre Carlos Noronha, pároco de Buarcos e director Nacional da Obra do Apostolado do Mar, o pároco de Sines e dois diáconos permanentes de Aveiro, Joaquim Simões, presidente do Stella Maris da nossa diocese, e António Delgado, colaborador da mesma instituição.
A Eucaristia foi celebrada num largo contínuo à igreja mandada construir pelo Navegador Vasco da Gama, em honra da Nossa Senhora das Salas, a qual está neste momento a funcionar como Museu. Depois do almoço, partilhado, não faltaram as conversas em ambiente de franco convívio, entre membros ou amigos dos diversos clubes e das praias que aderiram a esta iniciativa da Obra do Apostolado do Mar.
De seguida, foi a vez de todos se dirigirem ao Congresso das Artes, onde estava patente ao público uma exposição sobre o “Pescador”, aí pontificando os seus barcos em miniaturas, as suas redes e a explicação de toda a faina, com fotografias de mais de 150 pescadores, sobretudo de tempos já passados.
Sublinhe-se que, tanto na ida como no regresso, se criou um certo espírito de peregrinação, com a oração de Laudes e com a passagem por Fátima, para uma visita a Nossa Senhora, na capelinha das aparições, onde todos “conversaram” com Ela e d’Ela terão recebido alguns “segredos”.
No próximo ano, o Encontro das Praias terá lugar em Viana do Castelo, esperando-se que a representação de Aveiro seja mais numerosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário