quinta-feira, 29 de maio de 2008

Linguagem imprópria no Parlamento

Hoje, via telejornal, assisti a uma linguagem imprópria na Assembleia da República. Dá a impressão que na política vale tudo. Desde a ofensa pessoal a acusações inqualificáveis, vindas de um lado ou de outro. E o mais curioso é que, segundo posso adivinhar, logo a seguir, nos corredores do Parlamento, podem entrar todos em franca cavaqueira, como se nada tivesse acontecido. A vida partidária é uma coisa e a vida, digamos normal, é outra.
Também vi que nas galerias havia crianças e jovens. Ali terão ido para ficarem com uma ideia do que é a vida política, quiçá na esperança de um dia a seguirem. Cá para mim, estou em crer que, depois do triste espectáculo a que assistiram, jamais aceitarão tal carreira. Que Deus os livre disso! A não ser que venham, noutras circunstâncias, a verificar que, afinal, há outra forma de fazer política. Mais serena, mais educada, mais respeitadora.

2 comentários:

  1. Respeitar a Assembleia da República é respeitar o povo que a elege. Algo que, me parece, há muito que quem a "habita" esqueceu.
    Como na sociedade individualista em que vivemos, também os políticos esqueceram a Polis. Cada um trata da sua vidinha e admiram-se depois de existir uma cada vez maior distância.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, meu caro...
    Perdeu-se o sentido de Estado. Perdeu-se o respeito pelo símbolo do poder que vem do povo...

    Um abraço

    FM

    ResponderEliminar