quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Melhor Justiça



“Os Portugueses querem mais segurança e melhor justiça. O Presidente da República estará sempre ao lado dos cidadãos na defesa daqueles valores fundamentais do Estado de direito democrático.”

Presidente da República,
Sessão Solene de Abertura do Ano Judicial
:
O problema da Justiça, no nosso País, é muito complexo. Todos sabemos quanto ela é morosa, cara e mais a favor de quem tem dinheiro. Os mais pobres, os que não podem pagar a bons advogados, estão condenados, a maioria das vezes, a sofrer as consequências dessa realidade. Esperam e desesperam até que os seus problemas sejam dirimidos em tempo útil.
Gostaria de acreditar que a Justiça é, de facto, igual para todos. Mas não é. E não é por culpa dos juízes, que admito, sem rebuço, serem pessoas de bem. A questão é do sistema. Sobretudo de quem sabe “mexer” nas leis, dando-lhe as voltas possíveis e imaginárias, até se chegar à solução desejada.
Veja-se o caso da Pedofilia na Casa Pia. Caso semelhante, descoberto nos Açores, foi resolvido de imediato. No Continente, o julgamento continua sem fim à vista.
O Presidente da República denunciou, mais uma vez, que os portugueses querem mais e melhor Justiça. Outros portugueses já reclamaram o mesmo. Contudo, continuamos sem ver progressos nesta área.
Na mesma sessão, o bastonário da Ordem dos Advogados voltou a falar de corrupção a nível dos agentes políticos. Está em curso um inquérito. Cá para mim, tenho um palpite que tudo cairá em saco roto.

FM

1 comentário:

  1. Há Juízes e juízes. No fundo são homens como os outros. Às vezes cometem erros sem querer, outras não. Afirmo isto pelo que tenho lido na comunicação social. E alguns julgam-se acima do comum dos mortais. Felizmente isto não é a generalidade.

    JM

    ResponderEliminar