segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Um livro de Amaro Neves




“O Natal em Aveiro e sua Região – Tradição e Arte”

Há livros que vêm na hora certa. “O Natal em Aveiro e sua Região – Tradição e Arte”, do historiador aveirense Amaro Neves, é um deles. Chegou-me às mãos há pouco, já dei uma espreitadela, já li umas páginas e vou ler o que falta, que é muito, por estes dias. Na quadra natalícia, como está bem de ver. Porque vale a pena, ou não fosse esta obra, como todas as de Amaro Neves, o fruto de um trabalho cuidado e de pesquisas constantes, ou não fosse o autor um historiador competente.
Com capa de Humberto Gaspar, as tradições e a arte desta região ficam agora à disposição de todos os amantes da cultura e das diversas expressões artísticas que enformam o perfil religioso e a sensibilidade das nossas gentes, graças não só ao texto, mas também às belas e sugestivas ilustrações.
Num texto introdutório, António Marcelino, Bispo Emérito de Aveiro, realça que “Este livro informa, dá sentido às coisas, valoriza as artes, esclarece dúvidas, sublinha a importância de um acontecimento ímpar que, sendo do tempo, ultrapassa o tempo. Porque não se trata de um Natal qualquer, mas do Natal de Jesus Cristo, um ‘Homem para os outros’, ‘Deus connosco’, Alguém de quem sempre se dirá ‘Passou fazendo o bem’”.
Em Notas de Apresentação, o autor manifesta o desejo de que este seu livro possa “contribuir para que prevaleçam estes valores e princípios [doNatal] que, sendo bons, farão a nossa sociedade um pouco melhor, isto é, mais humana e rica de vida espiritual”.
Aqui fica, pois, como sugestão de leitura para este tempo de Natal, o livro “O Natal em Aveiro e sua Região – Tradição e Arte”.



Fernando Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário