terça-feira, 25 de dezembro de 2007

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 56



FIGURAS DO MEU PRESÉPIO

Caríssima/o:


Novamente o armar do Presépio.
E, como vem sendo hábito, procuro novos figurantes para o embelezar. E a busca resultou:

1- O ti Sarabando foi uma figura mítica – ele que não só nos introduziu no mundo da Bíblia mas também nos sacudiu as asas da imaginação. A sua pessoa recorta-se como alguém lendário no decorrer da nossa juventude. Assim sendo, neste ano em que passei pelas lendas das nossas terras, ponho junto do quentinho da fogueira o ti Sarabando e a sua Joana.

2- Certamente que não nos negará a sua companhia o Padre Domingos.
Natural ali da Murtosa, passou uns bons anos morando na nossa Residência Paroquial – cuja garagem cedeu para as reuniões da Juventude.
Poderíamos recordá-lo a compor o telhado da nossa Igreja, que depois afincadamente restaurou; ou escutá-lo como pregador; ou lê-lo no Timoneiro; ou sei lá quantos “ou...” poderíamos acrescentar...Mas uma coisa é certa: é com a Juventude que vejo o Padre Domingos, promovendo e participando nas suas actividades e passeios. Se o S. Pedro puser o dedo no ar, vá lá, olhe para nós e veja os traços positivos que ele rabiscou nas nossas vidas...
E então como “castigo”, no nosso Presépio, não o porei dentro da Igreja, mas no meio da Juventude a cantar!

3- O barco moliceiro, que expressamente e com tanto carinho construiu para a nossa Família, está exposto bem no alto da Sala.
O cuidado que pôs na vela! A primeira não lhe encheu as medidas!
E a pintura dos painéis?! Foi de requinte!
Agora todas as vezes que olho para o moliceiro ali está o Amigo Manuel Soares Sardo e, a seu lado, retocando o painel da proa, o Emanuel, pintor! Como a cadeia dos Amigos é engenhosa!
Não mais esquecerei o seu entusiasmo contagiante na preparação e participação dos cortejos dos Reis e outros! Aquilo sim! Toda a sua pessoa espichava gotas de ser gafanhão!
Sem mais delongas, aconcheguemo-lo junto ao lago do Presépio, à revessa daquelas tramagueiras.

4- Por fim, amorosamente carrearei quatro cadeiras que colocarei no adro da Igreja.
A quem as destino? Quereis saber?
Andei em busca dos traços de meu Pai que fez, a 20 deste mês, cem anos, pois nasceu em 1907!
E o curioso é que descobri que os seus pais, José Facica e Maria Olívia, foram parceiros de Manuel Joaquim Tomás e de Rosalina, pais de Maria das Dores, minha Mãe.
Pela mão deles, meus Avós, vi melhor as minhas raízes - e procurei resguardá-las para as oferecer a meus netos.
Vou então sentá-los ali onde conversarão os quatro e, podemos imaginá-lo sem muito esforço, meia Gafanha irá reverentemente ajoelhar e abraçá-los com um “Bote-me a sua bênção, sôr Pai!”, “Bote-me a sua bênção, sôra Mãe!”, “Bote-me a sua bênção, Avô!”, “Bote-me a sua bênção, Avó!”.

Muitas outras ficaram à espera da sua vez... Se Deus quiser, continuaremos.
Por agora, um Santo Natal para todos.

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário