domingo, 21 de outubro de 2007

Faleceu o Padre Domingos Rebelo Santos

DEUS JÁ O TEM NO SEU SEIO

Acabo de receber a triste notícia do falecimento do Padre Domingos José Rebelo dos Santos. Ainda no domingo o vi, com a alegria a que sempre me habituou. Mas se a sua partida me comoveu, conforta-me a certeza de que regressou ao seio de Deus, momento que ele está a viver na plenitude do bem que fez a muita gente. Ao Padre Domingos, o meu prior como sempre o tratei, muito fiquei a dever, como crente que sou e como comprometido na construção do Reino de Deus que ele me ajudou e estimulou a compreender.
É muito difícil, num momento como este, recordar, com a riqueza de pormenores que a sua memória merecia, a fé que ele me ensinou a viver, o testemunho de entrega à vontade de Deus que ele incutiu em mim. O Padre Domingos viveu intensamente o sacerdócio, como discípulo amado de Deus que ele tanto amou, como arauto do Evangelho que tão bem assumiu, como homem de fé que nunca regateou o serviço à Igreja, especialmente no apostolado junto dos que mais sofriam, no hospital ou em suas casas. Também o conheci na situação de doença, na flor da minha juventude inquieta. Estou a vê-lo, aos pés da minha cama, a esclarecer-me dúvidas de fé, com um entusiasmo que nunca tinha visto. Nem nunca mais vi. Por isso, a amizade que nutria por ele, o carinho que lhe dedicava, sempre que o via e com ele falava. Ainda no meu último internamento hospitalar, lá foi ele ao meu encontro com a preocupação que só uma grande empatia justificava.
Deus já o tem Consigo. E junto d’Ele, o Padre Domingos não se esquecerá de nós.

Fernando Martins

Nota: O Padre Domingos foi prior da Gafanha da Nazaré entre Dezembro de 1955 e Abril de 1973. O funeral será na Murtosa, na terça-feira, às 10 horas.

2 comentários:

  1. Ola Professor,
    Partilhamos o sentimento,porque o Padre Domingos,tambem para nos foi uma pessoa muito importante na nossa juventude.Felizmente tivemos o grato prazer de ao fim de trinta anos de ausencia,o ter encontrado e conversado com ele um pouquinho, e ter revivido parte do passado.
    E aqui fica o nosso obrigado numa simples homenagem a esse ilustre senhor que um dia fez parte das nossas vidas....Ate sempre Padre Domingos!

    ResponderEliminar
  2. Queridos amigos

    Sei bem o bem que ele fez a muita gente. É muito bom sentir e saber que há gente grata neste mundo.Os bons ficam sempre connosco e fazem parte de nós mesmos...
    Obrigado pelo vosso testemunho

    Cumprimentos muito amigos

    Fernando

    ResponderEliminar