terça-feira, 21 de agosto de 2007

S. Jacinto


FÁBRICA DE CONSERVAS BRANDÃO
:

Em São Jacinto houve, há anos, nem sei há quantos, a "Fabrica de Conservas Brandão". Hoje já não existe e penso que nem vestígios há.
O meu amigo e leitor Ângelo Ribau enviou-me há dias esta foto, na tentativa de colher informações. Como não as tenho, aqui fica o apelo, na esperança de que alguém diga alguma coisa.
No entanto, ele adianta que a foto deve ter sido tirada por um dos seus tios, Josué ou Diamantino, o primeiro licenciado em Matemática e o segundo Padre, ou pelo seu tio-avô Padre Ribau.
Adianta que por ali existiu, provavelmente no mesmo local, uma seca de Bacalhau. De qualquer forma, agradecem-se informações.

4 comentários:

  1. Não me digas que não te lembras da seca de São Jacinto!... Em dias de Festa da Senhora das Areias, aquele armazém era tranformado em salão de baile. É do meu tempo, apesar de eu ser um pouco mais novo!. Um abraço

    Armando Cravo

    ResponderEliminar
  2. Meu caro

    O armazém e a seca estão na minha memória. A festa da Senhora das Areias, também. O baile é que me escapa...

    Pergunto: Até quando terá funcionado a Fábrica? E a seca?

    Um abraço

    Fernando

    ResponderEliminar
  3. Meus caros

    Permitam-me que acrescente que por lá utilizávamos a bicicleta porque era grande a
    distância entre a zona da dormida e os sanitários; ainda há pouco se viam esses pilares
    onde assentavam as mesas da seca do bacalhau...

    Um abraço

    Manuel

    ResponderEliminar
  4. A Fábrica Brandão Gomes & cª, com a Sede em Espinho, teve 3 filiais:
    -Matosinhos, S. Jacinto e Setúbal!
    Infelizmente, a única coisa que sobrou desse império conserveiro foi o corpo principal da Fábrica de Espinho, completamente restaurado para o Fórum de Arte e Cultura de Espinho (valha-nos ao menos isso).

    ResponderEliminar