sábado, 29 de abril de 2006

ESCUDELA

O que é uma escudela?
Abriu na Gafanha da Nazaré, há tempos, um estabelecimento de padaria e pastelaria que foi baptizado, pelos seus proprietários, com o nome "Da Escudela", em memória, por certo, dos seus avós. Como o vocábulo não é muito conhecido das novas gerações, não foram poucos os que me interrogaram sobre tal. Houve até quem me fizesse perguntas, via e.mail, sobre o dito vocábulo.
Como diz um bom dicionário, a escudela é uma "malga, tigela de madeira; vasilha arredondada própria para comida; vasilha de folha, com que se tira água para rega".
Cá pelas Gafanha, como mostra a foto, a escudela era e é uma tigela de madeira, usada exclusivamente para moldar as boroas de milho, antes de as meter no forno. Feita a massa e depois de levedada, as gafanhoas arrancavam, à mão, a porção sufuciente para fazer uma boroa, que atiravam para a escudela, previamente polvilhada com farinha seca. Com golpes rápidos e ágeis, faziam a massa saltar na escudela, até aquirir a forma desejada. De seguida, com a pá, metiam-na no forno. E aí tínhamos, passado o tempo necessário, a saborosa boroa de milho das Gafanhas.
F.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário