quarta-feira, 26 de abril de 2006

Conferência Episcopal aprova estatutos do Santuário de Fátima

D. Carlos Azevedo
diz que este é um
momento histórico
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) já aprovou os novos estatutos do Santuário de Fátima, para definir "a natureza jurídica de Santuário Nacional". Para o secretário da CEP, D. Carlos Azevedo, este é um "momento histórico".
Em declarações à Agência ECCLESIA, o prelado explicou que os estatutos fazem corresponder "ao relevo e significado do Santuário" um "enquadramento jurídico e pastoral", definindo a missão do Santuário "no acolhimento dos peregrinos e na vivência da mensagem de Fátima".
Nesse sentido, o documento tem, como anexos, textos relativos às aparições e à mensagem de Nossa Senhora, em Fátima."A piedade marial é, certamente, uma componente da vida religiosa dos portugueses e a importância que o Santuário adquiriu a nível internacional justificava este enquadramento", assinalou D. Carlos Azevedo.
O secretário da CEP revelou ainda que haverá um Conselho Nacional do Santuário de Fátima, o qual será constituído pelo presidente da CEP, os três Metropolitas do país (Arcebispo Primaz de Braga, Arcebispo de Évora e Patriarca de Lisboa), o Bispo de Leiria-Fátima e, como assessor permanente, o Reitor do Santuário.
Os estatutos definem "o modo como a CEP se articula com o governo directo e a orientação pastoral e a gestão do Bispo de Leiria-Fátima e do Reitor do Santuário"."O Conselho Nacional colabora com o Bispo de Leiria-Fátima e com o Reitor do Santuário em tudo o que possa contribuir para o bom funcionamento do Santuário de Fátima", disse D.Carlos Azevedo.
Existirão, ainda, dois órgãos de gestão: um Conselho de Pastoral e uma Comissão de Gestão Económico-Financeira. Em ambos estará também um representante da CEP.
O Conselho Nacional "estabelece um contributo anual para a Diocese de Leiria-Fátima e para a Conferência Episcopal Portuguesa".Os estatutos serão enviados à Congregação para o Clero, da Santa Sé.
:
Fonte: Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário