sábado, 11 de fevereiro de 2006

Ovos moles com origem protegida

O Ministério da Agricultura atribuiu ontem a denominação de Indicação Geográfica Protegida (IGP) aos ovos-moles de Aveiro
O despacho governamen-tal foi assinado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Nobre Gonçalves, que deste modo concedeu a pro-tecção nacional a Aveiro como Indicação Geográ-fica para ovos-moles.
A marca, agora geograficamente protegida, «Ovos moles de Aveiro» foi atribuída no âmbito da legislação comunitária relativa à protecção das indicações geográficas e das denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios.
Com esta deliberação do Ministério da Agricultura, os ovos moles de Aveiro são o primeiro produto de padaria/confeitaria ao qual é atribuído uma protecção no âmbito da legislação comunitária.
«Trata-se de um produto com reputação amplamente conhecida, sendo determinante a qualidade da matéria-prima oriunda da região, o saber fazer e o seu modo de apresentação», justifica o Ministério da Agricultura em comunicado.
Para o Governo, a atribuição destas protecções «constitui uma mais valia significativa para os diversos agentes envolvidos nas respectivas fileiras, para os territórios abrangidos e para o consumidor, que cada vez mais procura um produto diferenciado, com garantias de segurança e qualidade alimentar». O Ministério da Tutela quer, assim, «o reforço da competitividade, dos produtos e dos territórios, ao mesmo tempo que se preservam e valorizam os nossos recursos genéticos, gastronómicos, culturais e paisagísticos».
:

Sem comentários:

Enviar um comentário